Videoconferência lança kit escolar contra homofobia

Palavras-chave:

Ampliação e fortalecimento da cidadania no Brasil. Essa é uma das bases fundamentais do programa federal Brasil sem Homofobia, que combate a violência e a discriminação contra os LGBT  (lésbicas, gays, bissexuais e travestis).

Contribuindo com essa luta, no dia 16 de março de 2011, a Secretaria da Educação, através do Instituto Anísio Teixeira, apresenta a videoconferência Lançamento Kit Escolar contra a Homofobia. O evento acontece de 8h30 às 12h, no Laboratório de Educação a Distância – LED/IAT (Estrada das Muriçocas, s/n, Paralela), e será transmitido através de todas as salas de videoconferência do Estado, além da internet.
 
O kit é uma das ações do projeto Escola sem Homofobia, do Ministério da Educação – MEC, e soma-se aos esforços de priorizar, pela primeira vez na história do Brasil, a necessidade de enfrentamento à homofobia no ambiente escolar.  O material foi elaborado por entidades de defesa dos direitos humanos e da população LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e travestis), a partir do diagnóstico de que falta material adequado para os professores tratarem do tema. A iniciativa objetiva também diminuir a evasão escolar de alunos que sofrem preconceito em função da orientação sexual.

Segundo a Diretoria de Formação e Experimentação Educacional – DIRFE/IAT, a proposta se insere no conjunto de ações que promovem ambientes políticos e sociais favoráveis à garantia dos direitos humanos, da respeitabilidade das orientações sexuais e da identidade de gênero no âmbito escolar brasileiro. O kit já conta com o parecer favorável da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) e a proposta é que seja distribuído nas escolas públicas.

O evento é voltado para educadores, estudantes, a sociedade civil e representantes de movimentos sociais organizados. Ao todo, 100 vagas foram disponibilizadas. Os interessados devem solicitar sua inscrição, necessária somente para os que vão assistir no IAT/SEC, através do e-mail escolasemhomofobia.iat@gmail.com. A videoconferência conta com o apoio do MEC, através da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade – SECAD.

Já estão confirmadas as presenças de Toni Reis, presidente da ABGLT (Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais), e de Marcelo Cerqueira, presidente do GGB (Grupo Gay da Bahia). 

Mais Informações:  Tel 3116- 1790/ 9067

Notícias Relacionadas