Videoconferência fortalece o Programa Energia que Transforma

Rotos: Roberta Rodrigues/IAT

Com o objetivo de contribuir para a ampliação de espaços de reflexão sobre eficiência energética, de forma integrada e contextualizada, na comunidade escolar, o Programa Ciência na Escola – PCE, realiza hoje (18/09), no Instituto Anísio Teixeira – IAT, a videoconferência do Projeto Energia que Transforma.

O Programa é fruto de uma parceria entre o Ministério de Minas e Energia, a Fundação Roberto Marinho e o Canal Futura, com o Programa Ciência na Escola - PCE e a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia- Coelba, amplia sua área de atuação para todas as DIREC’s.

“Estamos mobilizado estudantes e professores em prol de questões ligadas a eficiência energética, realizando movimentos pela Bahia, levando o caminhão da Coelba, realizando palestras de conscientização e cidadania onde estudantes, pais e professores participam, e se envolvem nesse movimento”, disse a coordenadora do Programa Ciência na escola, Shirley Costa.

Para a coordenadora de projetos da Fundação Roberto Marinho, Andreia Loureiro, esse encontro significa o fortalecimento do Projeto. “Temos buscado cada vez mais, e a ideia é que os educadores se apropriem dessa metodologia e das experiências, que possam compartilhar com seus alunos e com a comunidade escolar”, ressalta Andreia.

Durante a videoconferência aconteceram trocas de ideias sobre energia, apresentação do projeto em vídeo do professor e leitura de imagem, apresentação da proposta do Projeto Energia que Transforma, audição interativa: spots de rádio "Alô João" , atividade complementar: usos do material , socialização das ideias , apresentação da proposta de método, conversa sobre o andamento dos projetos nas escolas, combinados para Feira de Ciências e também, combinados sobre o acompanhamento da implementação (frequência do Diário de Bordo).

Participaram do encontro, representantes da Coelba, representantes do Canal Futura além de representantes de todas as Direc’s .