Videoconferência estimula o uso de recursos audiovisuais - cobertura

O Instituto Anísio Teixeira - IAT promoveu, no dia 08 de agosto de 2011, a videoconferência Audiovisual em Sala de Aula: Apoio ao Professor. O evento teve como objetivo abrir perspectivas de reflexão e busca por conhecimento acerca do audiovisual e sua importância como ferramenta para uso em sala de aula.

Segundo a roteirista e palestrante Iara Sydenstricker, a videoconferência foi um encontro para a reflexão sobre o uso do audiovisual em sala de aula. “O que observamos é que muitos alunos e professores estão buscando informações e aprendizados sobre como fazer uma obra audiovisual. É importante que os professores estejam fazendo junto com seus alunos uma reflexão sobre o mundo audiovisual que nos cerca”, declara Iara.

O evento incentivou os professores a terem um olhar mais crítico e aguçado com relação a alguns programas audiovisuais nos quais fomos alfabetizados historicamente no Brasil, que são os da TV aberta. Os professores presentes foram incentivados a refletir sobre a busca de novos repertórios, como alternativas de discussão, que não sejam os programas padrões e sim novas propostas para que os mesmos possam ampliar e incorporar o que está fora da sala de aula.

Para o professor da escola Professor Luis Rogério de Souza, localizada em Camaçari, Ivonildo de Assis, a videoconferência foi bastante positiva, pois através dela pode-se ampliar o universo de conhecimentos sobre a utilização do audiovisual em sala de aula. “Sei que agora posso utilizar vídeos de diversos temas para serem discutidos em sala de aula, junto com os alunos, fazendo com que eles possam entender melhor as aulas”, afirma Ivonildo.

Para a professora de letras Maria da Conceição Dantas, o evento foi muito importante já que trouxe uma reflexão sobre como fazer trabalhos em audiovisual e mostrou de que forma é preciso refletir sobre essa produção midiática que encontramos nas TV abertas e no cinema. Os professores puderam, através da reflexão trazida por Iara, reavaliar o que está sendo utilizado como material audiovisual na sala de aula.

O encontro integra o Plano de Acesso e/ou Formação do Edital 09/2010 - APOIO AO DESENVOLVIMENTO DE ROTEIROS AUDIOVISUAIS DE LONGA-METRAGEM - do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia - IRDEB –, e é fruto da parceria do Governo do Estado da Bahia, Secretaria da Fazenda, Secretaria de Cultura, Instituto Anísio Teixeira, IRDEB, rádio Educadora e TVE Bahia.

Confira a galeria de fotos