Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Valorização do servidor garante qualidade de ensino na Bahia
Em dez anos de docência superior, o professor doutor do Curso de Educação Física da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), João Danilo de Oliveira, atribui a progressão na carreira a oportunidades oferecidas na instituição. Após ingressar como professor auxiliar, ele fez mestrado e, em seguida, o doutorado internacional por meio de parceria entre a Universidade Federal da Bahia (Ufba) e a Universidade do Minho, em Portugal. “Hoje, na condição de professor da universidade, é possível desempenhar um trabalho com muito mais qualidade graças ao processo de valorização das universidades”, afirma.
O incentivo à formação continuada é um dos eixos das ações para valorização e reconhecimento dos servidores da educação na Bahia. O Estado cumpre de forma integral o Piso Salarial Nacional do Magistério desde 2009, quando a lei passou a vigorar. Nos últimos seis anos, os reajustes da categoria ultrapassam a inflação em 54%.
Em 2013, o Governo da Bahia adequou o piso em relação à hora-atividade, que era de 30% e passou para 33% da jornada de trabalho do professor em sala de aula, garantindo um terço desta jornada para atividades complementares. Outras garantias contemplam a manutenção de gratificações referentes ao exercício de atividades em sala para professores readaptados de suas funções, além da alteração do regime de trabalho de 20 para 40 horas para 2,6 mil dos aproximadamente seis mil professores da rede estadual.
Reconhecimento - De acordo com o secretário da Educação, Osvaldo Barreto, os avanços refletem diretamente na qualidade do ensino. “Todo o esforço para valorizar e reconhecer o professor objetiva auxiliá-lo para cumprir melhor seu papel, uma vez que não há bom ensino sem um professor motivado”.
Outras ações focadas no reconhecimento de professores, diretores e gestores incluem o investimento em tecnologia por meio da entrega de tablets educacionais a todos os docentes do ensino médio nas escolas estaduais, que também receberão os equipamentos, além de projetores multimídia e lousas digitais. Lançados em outubro, o Prêmio Professor e o Selo Gestão Escolar vão reconhecer atividades inovadoras do trabalho docente e as melhores práticas e ações pedagógicas.
Ensino superior - Após acordo firmado com o governo em maio deste ano, os professores das universidades estaduais terão reajuste entre 17,30% e 22,58% até dezembro de 2014. Em relação à remuneração de 2006, a categoria terá ganho real de 45,16%. Também ficou garantida a incorporação da gratificação por Condições Especiais de Trabalho (CET) ao vencimento básico ainda em 2013.
O acordo incluiu ainda o pagamento dos incentivos por titulação em cada uma das classes que compõem a carreira docente. “Temos a convicção de que a titulação dos docentes consolida um comportamento da instituição de ensino superior voltado para a consolidação da pesquisa por meio de cursos de pós-graduação stricto sensu”, disse o coordenador de Educação Superior da Secretaria da Educação, Nildon Pitombo.
Na Universidade do Estado da Bahia (Uneb), 75% do corpo docente é formado por mestres e doutores, com salários equiparados aos de professores das universidades federais. Desde 2010, foram contratados 500 novos professores e 400 servidores administrativos por meio de concursos públicos, ampliando o quadro funcional. “Temos um compromisso maior com a comunidade à medida que ampliamos a oferta de cursos”, destaca o pró-reitor de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Marcelo Ávila. Ele afirma que “a valorização do servidor reflete positivamente no atendimento à sociedade”.
Fonte: Secom
Notícias Relacionadas
-
TVE vence premiação internacional com cobertura do Carnaval 2024
-
Divulgados os resultados do Encceja 2024
-
Criativos da Escola abre inscrições com foco em sustentabilidade e premiação de até R$ 12 mil
-
Moradores de Jiquiriçá recebem moradias do programa Bahia, Minha casa e escola de tempo integral
-
Governador Jerônimo Rodrigues investe mais de R$ 63 milhões em segurança, educação e infraestrutura em Paratinga
-
MEC publica Edital PNLD Literário Equidade
-
Rede estadual tem projetos finalistas na Febrace 2025 e destaca a força da escola pública baiana