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V Seminário PIBD UFBA
“Hoje nós estamos realizando a V versão do nosso seminário anual. Esse evento é uma oportunidade onde os bolsistas do programa apresentam os resultados dos trabalhos realizados nas escolas públicas, que são parceiras das universidades nessa ação”, disse Alessandra de Assis, Coordenadora do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da Universidade Federal da Bahia - PIBID/UFBA, durante o V seminário PIBID UFBA, realizado no dia 07 de maio de 2013, no Instituto Anísio Teixeira – IAT.
Pibid - É uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. O programa concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvida por Instituições de Educação Superior (IES) em parceria com as escolas de educação básica da rede pública de ensino.
Para a Diretora de Formação e Experimentação Educacional - DIRFE do IAT, Kátia Ramos, este é um momento de grande relevância para as ações que são desenvolvidas pelo PIBID.
“Eu acredito que nesses encontros regionais, cada universidade juntamente com o seu grupo, senta, discute, apresenta pesquisas, resultados de todas as ações que já foram feitas até então, como uma prévia para um encontro maior, onde a gente vai ter todas as IES, todas as universidades juntas, falando, discutindo, apresentando seus resultados, e a Secretaria da Educação através do IAT fazendo parte disso”, disse Kátia.
As Instituições de Educação Superior interessadas em participar do Pibid devem apresentar à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes, seus projetos de iniciação à docência conforme os editais de seleção publicados. Podem se candidatar Instituição de Ensino Superior – IES, públicas, comunitárias, confessionais e filantrópicas sem fins lucrativos que oferecem cursos de licenciatura.
“O PIBID para nós é uma oportunidade maravilhosa, principalmente porque nós estamos licenciando, encaminhando para a profissão de professor. E ter esse contato com a profissão de professor, sala de aula, aluno- aprendizagem é muito bom, porque a gente não vai chegar frio na profissão, a gente vai ter um contato prévio. E, tanto nós estamos aprendendo com os alunos quanto estamos lá para contribuir com a escola”, relatou a bolsista PIBID da UFBA na cidade de Barreiras, Catarina Araújo.
De acordo com a supervisora do PIBID, Elci Gomes, o PIBID é uma fonte importantíssima na formação do futuro professor. “Eu percebo que o PIBID me capacita, me forma enquanto professor. E, nesse conjunto entre me formar, e eu formadora, percebo que ela me dá sustentabilidade para que a minha função enquanto professora se torne maior e melhor”, ressaltou.
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