Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
UNEB debate desafios e potencialidades do ensino médio na educação de jovens e adultos em painel
Estudantes, professores e gestores de apoio pedagógicos de jovens e adultos estiveram reunidos na abertura do painel “O Ensino Médio na Educação de Jovens e Adultos (EJA): Desafios e Potencialidades para Garantia do Direito à Educação”, realizada na última terça-feira (24), no Campus I da UNEB, em Salvador.
O evento, promovido pelo Departamento de Educação (DEDC) do Campus I, visa compreender e interpretar as mediações e determinações da transição dos jovens do ensino médio regular para o ensino médio na modalidade Educação de Jovens e Adultos, no formato presencial.
As atividades iniciaram com a mesa de abertura, que contou a participação da vice-coordenadora do DEDC-I, Janeide Medrado, da secretária de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi/MEC), Cláudia Costa, da coordenadora da Educação de Jovens e Adultos da SEC-BA, Carla Nogueira, e da líder do grupo de pesquisa em Educação, Direitos Humanos e Interculturalidade (GREDHI) da Universidade, Graça Costa.
“Esse painel é um espaço de diálogo, de trocas de experiências, momento de oportunidade para apresentar as experiências pelas quais somos atravessados. Pensar no presente e também no futuro, realizar críticas e possibilidades para a Educação dos Jovens e Adultos”, declarou a líder do GREDHI, Graça Costa.
O evento contou também com as presenças da gerente de Extensão da Proex-UNEB, Rosana Rodrigues, da assessora da Diretoria de Formação e Experimentação Educacional do Instituto Anísio Teixeira (IAT), Camila Amorim, e da coordenadora do Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos (MPEJA), Patrícia Costa.
Na abertura, o público foi recepcionado pela intervenção poética provocativa de Evanilson Alves, educador e agitador cultural da periferia de Salvador, representando a relevância das transformações promovidas pela educação.
EJA no Pacto Nacional pela Superação do Analfabestimo
O painel reservou a palestra de abertura “Os desafios do ensino médio na EJA no âmbito do Pacto Nacional pela Superação do Analfabestimo e Qualificação da Educação de Jovens e Adultos”, ministrada por Cláudia Costa, secretária de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi/MEC), Cláudia Costa.
A palestrante abordou as potencialidades do recém-aprovado Decreto 12.048/2024 para a Educação de Jovens e Adultos, que estabelece um pacto em âmbito nacional de reconhecimento da Educação de Jovens e Adultos não só nos processos de alfabetização, mas também para o ensino fundamental e médio. “Este decreto é um marco histórico e encontra eco na realidade. Temos percebido as pessoas se envolvendo e voltando para a oferta e o compromisso com a Educação de Jovens e Adultos”, destacou Cláudia Costa.
A programação seguiu ao longo do dia com outras mesas temáticas. Nesta quarta-feira (25), as atividades foram realizadas no Auditório Jurandhyr Oliveira, no Campus I da UNEB, e, além de palestras, contou também com o lançamento do Dossiê Temático 75 – Educação de Jovens e Adultos e Ensino Médio
O evento está inserido no projeto de pesquisa educacional intitulado “Transição dos Jovens do Ensino Fundamental para o Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos em Contexto Nacional e Internacional”.
A atividade é promovida pelos Grupos de pesquisa em Educação, Direitos Humanos e Interculturalidade (GREDHI) da UNEB, de Educação de Jovens e Adultos Trabalhadores da Universidade Federal Fluminense (EJATrab/UFF), pelo Núcleo de Educação Popular Paulo Freire da Universidade Estadual do Pará (NEPUEPA/UEPA), e financiado por meio do Programa de Fortalecimento dos Grupos de Pesquisa (Proforte) da UNEB.
Texto e fotos: Leandro Pessoa/Ascom Uneb
Notícias Relacionadas
-
Sec divulga resultado dos projetos científicos que participarão da etapa estadual do Encontro Estudantil
-
Seleção Interna de Educadores – Convocação de candidatos para a entrevista técnico-pedagógica
-
Estudantes do bairro do Arenoso celebram a cultura e a beleza do povo negro
-
Estudantes internos do Conjunto Penal Lafayete Coutinho realizam 1º Festival de Música e Poesia
-
Seminário apresenta boas práticas de promoção da saúde mental e emocional nas escolas
-
SEC divulga lista dos selecionados para os programas Deputado Jovem Baiano e Estágio Legislativo
-
Uneb firma parceria com Campanha Natal sem Fome e inaugura postos de arrecadação em 27 cidades baianas