Um dia de ciência - cobertura

Lançamento de livro, capacitação para professores, mostra de trabalhos de estudantes e um workshop sobre ensino de ciências. Todas essas ações fizeram parte do evento “Um dia de ciência”, realizado na terça-feira (14/8/12) no Instituto Anísio Teixeira – IAT, em parceria com a Secretaria da Educação da Bahia.

O encontro marcou o lançamento do programa Ciência na Escola, um dos projetos estruturantes da Secretaria da Educação da Bahia. “No espírito de pesquisa, investigação, transformação da educação pública baiana, hoje a gente lança o programa Ciência na Escola. Fruto de muito estudo, o projeto foi concebido a partir das demandas que surgem na escola pública. Com ele pretendemos preencher a lacuna da educação científica dos nossos jovens, das nossas crianças, trazendo uma formação crítica que permita entender e compreender o mundo onde eles estão inserido”, explica Shirley Costa, coordenadora do programa.

Alfabetização científica - O programa Ciência na Escola é uma ação estruturante que objetiva motivar a elevação de competências profissionais do professor que atua da 5ª à 8ª série (6º ao 9º ano) para a melhoria e consolidação da alfabetização científica dos alunos.  É caracterizado pela alfabetização cartográfica e se detém nas conexões com solo, vegetação, fauna, flora, rios, meio ambiente, ciclos biogeoquímicos, clima e uso do solo que guiam educadores e estudantes ao conhecimento dos elementos vivos, e não vivos, que constituem o espaço social onde vivem os grupos humanos.

No evento, aconteceu, também, o lançamento do livro Bahia, Brasil – Espaço, Ambiente e Cultura, com a participação de diversas autoridades, dentre elas, o Secretário Estadual da Educação, Osvaldo Barreto, o Secretário Estadual de Ciência e Tecnologia, Paulo Câmera, o presidente da Academia Baiana de Ciências e ex- governador da Bahia, Roberto Santos, e a professora do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, Sueli Furlan.

GALERIA DE FOTOS UM DIA DE CIÊNCIA

CONFIRA O VÍDEO

Bahia, Brasil – Espaço, Ambiente e Cultura - Concebido pela Secretaria da Educação, o livro traz uma combinação inédita de textos e imagens, associando conhecimentos de história, geografia, física, química e biologia que privilegiam aspectos do meio ambiente e da cultura da Bahia. A biodiversidade, a identidade e os grupos étnicos que caracterizam o Estado são alguns dos assuntos apresentados no livro. Dentre outras situações, as abordagens contemplam noções de economia, patrimônios, cuidados com a saúde, ecossistemas, sustentabilidade, aquecimento global e história geológica do planeta. A obra será distribuída aos estudantes da 5ª a 8ª série do ensino fundamental e os professores serão contemplados, além do livro, com uma mídia digital com conteúdos exclusivos relacionados ao território de identidade no qual atuam.

“Nós entendemos que a questão do ensino da ciência, junto com o ensino da língua portuguesa e da matemática, é fundamental para a formação cidadã dos alunos, e para a construção de um percurso pedagógico de aprendizagem na escola que seja significativo para a vida. Então, é com alegria que lançamos o projeto e esse livro de educação científica em nosso Estado. A expectativa é a garantia do direito de aprender dos nossos estudantes”, destacou Osvaldo Barreto.

Roberto Santos ressaltou que estamos vivendo em uma época conhecida como era do conhecimento. “Nesse período, há uma correlação entre o bem estar das comunidades, que é sua alfabetização e sua capacidade de absorver e gerar conhecimento científico. É preciso que as comunidades estejam conscientes e que seus membros busquem isso cada vez mais cedo”, disse o presidente da Academia Baiana de Ciências.

Em paralelo às atividades, ocorreu o curso de capacitação dos professores voltado para  a obra base do programa.  “Eu acredito que a gente vai conseguir introduzir a iniciação científica na escola a partir do ensino fundamental II para que tenhamos uma melhor estrutura no ensino médio”, observou Ticiane Palma, professora de física do colégio Mário Augusto Teixeira de Freitas, em Nazaré, e agora também professora articuladora do programa Ciências na Escola.

GALERIA DE FOTOS WORKSHOP

Articulação – O Instituto Anísio Teixeira vem apoiando ações para a melhoria da qualidade da educação em ciências, entre elas, o I Workshop de Educação Científica na Bahia, que reuniu os representantes das licenciaturas do ensino de ciências, que formam professores para discutir a questão do currículo associado às necessidades da educação básica. “Essa articulação foi fortalecida com o II workshop de Educação Científica e com o II Simpósio Baiano das Licenciaturas. Agora, estamos lançando aqui o livro Bahia, Brasil – Espaço, Ambiente e Cultura, que é produto de um programa maior, o Ciência na Escola”, destacou Jeudy Aragão, Diretor de Formação e Experimentação Educacional.

Para dinamizar ainda mais o evento, o saguão do instituto foi ocupado por estandes de estudantes e professores da rede pública de ensino com experimentos científicos criados por eles em sala de aula. O espaço movimentou os participantes, sempre curiosos em conhecer um pouco mais dos projetos.

CONFIRA O VÍDEO COM A  APRESENTAÇÃO DOS ALUNOS