Último dia de inscrição para o programa Mais Futuro

Foto: Feijão Almeida / SECBA
Os estudantes das quatro universidades estaduais da Bahia (UNEB, UESC, UEFS e UESB) em condições de vulnerabilidade socioeconômica têm até esta sexta-feira (25) para se inscrever no Edital 2023 do Programa Mais Futuro, que destina recursos do Governo do Estado para a permanência estudantil. Cerca de seis mil novos estudantes (considerando as matrículas do primeiro e segundo semestres letivos do ano em curso) deverão realizar a inscrição, conforme expectativa da Secretaria da Educação do Estado (SEC). Para efetivá-la, os interessados devem acessar o portal da Educação: www.educacao.ba.gov.br

O orçamento do programa previsto, este ano, é de R$ 45 milhões. O aluno que mora a até 100 km do campus de matrícula recebe o auxílio-permanência no valor de R$ 300, ao longo de 11 meses, e é enquadrado no Perfil Básico do Mais Futuro. Já o que reside a uma distância superior a 100 km do campus de matrícula e precisou mudar de domicílio para frequentar o curso faz parte do Perfil Moradia e recebe o valor de R$ 600, por 12 meses.

O Mais Futuro beneficia estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação presencial nas quatro universidades, desde que não tenham concluído nenhum outro curso de nível superior e estejam em situação de vulnerabilidade socioeconômica comprovada no CadÚnico. Desde que foi criado, em 2017, o programa já beneficiou 24.450 universitários, a partir de um investimento do governo estadual de mais de R$ 222 milhões. Atualmente, a ação atende a 8.655 estudantes ativos das quatro universidades estaduais.

Política de Estado – Com o Mais Futuro, o Governo da Bahia promove a afirmação da Educação Superior como política de Estado e de inclusão social, envolvendo os estudantes de grupos sociais mais vulneráveis e historicamente excluídos da universidade. O programa contribui, ainda, para a inserção dos jovens no mundo do trabalho através de estágio, garantindo o direito à educação pública, gratuita, integral, de qualidade e integrada às políticas de geração de emprego e renda.