Ufba e Secretaria da Educação formam mais de 250 diretores e vice-diretores em curso de gestão escolar

Fotos: Roberta Rodrigues/IAT

A Universidade Federal da Bahia (Ufba), em parceria com o Instituto Anísio Teixeira (IAT), realizaram na sexta-feira (18/12) a videoconferência de encerramento da 4ª edição do curso de especialização em gestão escolar. Realizado na modalidade a distância, o curso tem como objetivo capacitar diretores e vice-diretores de escolas públicas da Bahia. Cerca de 250 gestores escolares completaram a formação, que teve início em 2014, somou 400h/aula e contou com o apoio da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-BA).

Para o diretor da Faculdade de Educação da Ufba, Cleverson Suzarte, a formação aproxima a universidade da educação básica e contribui para a melhoria da qualidade do ensino. “Para nós, aliar teoria e prática é importante, a gente se ressignifica nestes momentos, pois aprendemos com o dia a dia destes gestores. Já para a educação básica, a formação instrumentalizou os gestores para que realizem mudanças concretas dentro do seu campo de ação, que é a escola pública e das problemáticas vividas”, explicou Cleverson Suzarte.

Eliana de Oliveira Teles, vice-diretora do Colégio Estadual Azevedo Fernandes, em Salvador, comemorou a formação. “Esse curso trouxe uma reflexão sobre a nossa prática diária. Não é um curso distante da nossa realidade e ampliou nosso conceito do que é uma administração democrática dentro da unidade escolar”.