UEFS sedia IV reunião do FORPROF

A Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS sediou, no dia 24 de agosto de 2012, a IV Reunião do Fórum Estadual Permanente de Apoio a Formação Docente - FORPROF/BA. A reunião deu sequência ao circuito acadêmico do FORPROF, cujo objetivo é aproximar o fórum das Instituições de Ensino Superior - IES.

FORPROF - O fórum visa articular a oferta de cursos de licenciatura, nas modalidades presenciais e à distância, para professores em exercício das redes públicas da educação básica sem formação adequada à lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB.

No encontro, foram apresentados alguns programas especiais e licenciaturas da Universidade Estadual de Feira de Santana - Uefs, como o mestrado profissional, a Universidade Aberta do Brasil - UAB, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, a PROGRAD (Pro-reitoria de graduação) e o ProForma/PARFOR. Também foram delineadas estratégias para a oferta de cursos à distância em municípios de difícil acesso, bem como a implantação do SIGIAT, novo sistema de banco de dados do IAT/SEC desenvolvido para criar uma melhor gestão dos dados do PARFOR, e do Bolsa-Auxílio, benefício concedido a professores-cursistas da rede estadual.

O evento contou com a participação da vice-presidente do FORPROF, e também Diretora Geral do Instituto Anísio Teixeira, Irene Cazorla; o Reitor da UEFS, José Carlos Barreto de Santana; a coordenadora de educação básica presencial da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES/MEC, Izabel Lima Pessoa; a coordenadora de articulação acadêmica da CAPES/MEC, Alvana Maria Boff; o coordenador da Universidade Aberta do Brasil - UAB, José Augusto Ramos da Luz; a vice-presidente do Conselho Estadual de Educação – CEE, Alda Pepe; e,  os coordenadores institucionais do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR.