Topa realiza formação para alfabetizadores da 6ª etapa até este sábado

Bolsistas do Todos pela Alfabetização (Topa) participam, até este sábado (15/06), do curso de formação inicial para a 6ª etapa do programa. O curso, em Salvador, está sendo ministrado no Centro Estadual de Educação Profissional em Apoio Educacional e Tecnologia da Informação Isaías Alves (Iceia). As formações, em todo o Estado, estão acontecendo por meio de seis unidades formadoras, sendo quatro universidades estaduais e dois institutos de educacionais.

Para a professora da Uneb, Ivete Silveira, formadora dos alfabetizadores do Topa, o papel da formação vai além do conhecimento técnico.  “A formação vem para que os alfabetizadores se apropriem da concepção do programa, que é alfabetizar letrando. Para que compreendam o que é ser um jovem, adulto não alfabetizado, dentro de uma sociedade grafocêntrica, na qual a palavra perpassa todos os lugares”, explicou.

Fotos: Claudionor Jr. Ascom/Educação
Maria de Lourdes Santos, 59 anos, concluiu o ensino médio no ano passado, na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), e, hoje, participa da formação como alfabetizadora. “Estou aqui porque sempre tive o desejo de ser professora. Estou feliz porque estou conseguindo realizar esse sonho. Eu sempre vi a Educação como algo fundamental, principalmente a alfabetização, que é o primeiro passo”, contou.

Alfabetizadora de turmas no bairro de Marechal Rondon, Cátia Tavares acredita que a formação vai contribuir para lidar com os desafios que cada aluno traz. “No ano passado, eu participei da formação e eu senti que evolui. A cada dia, novos alunos, novos desafios”, disse.

Programa – Mais de 1,1 milhão de pessoas, de 407 municípios, já foram alfabetizadas pelo Todos pela Alfabetização (Topa), maior programa de alfabetização para jovens acima de 15 anos, adultos e idosos do País. Criado em 2007, dentro do programa Brasil Alfabetizado, do Governo Federal, o Topa trabalha sob a perspectiva de que a alfabetização é um direito que não prescreve com a idade.