Terceira formação dos articuladores regionais do programa Em-Ação - cobertura

Palavras-chave:

O Instituto Anísio Teixeira - IAT realizou no dia 17 de maio de 2012 a terceira formação dos articuladores regionais do programa Em-Ação. O encontro teve como foco o curso para o uso das mídias e tecnologias digitais produzidas pela Secretaria Estadual da Educação.

Projeto - O Em-Ação é um dos programas estruturantes da Secretaria e visa fortalecer o ensino e a aprendizagem dos conteúdos curriculares da base nacional comum do ensino médio, por meio da promoção do direito de aprender do aluno, do fortalecimento da atuação do professor como mediador da aprendizagem e da atuação da escola como espaço de formação de cidadãos. “O Programa Ensino Médio em Ação é voltado para colaborar com o professor que atua no ensino médio, inicialmente nas disciplinas de português e matemática, para que eles possam melhorar sua atuação em sala de aula”, afirmou Kátia Ramos, coordenadora do programa.

Seus objetivos incluem o incentivo aos professores para a formação de grupos colaborativos, de estudo e pesquisa na escola, e o auxílio aos professores no diagnóstico, planejamento e avaliação dos conteúdos curriculares a serem ensinados, na perspectiva da ação, reflexão e intervenção para garantir a aprendizagem dos estudantes. “O programa possui três vertentes: a formação dos professores em língua portuguesa e matemática,  através de cursos; a produção de material didático interdisciplinar, os chamados cadernos curriculares; e o monitor Em-Ação, que são alunos do curso de graduação das universidades estaduais, selecionados em parceria com especialistas, para atuarem nas escolas do ensino médio fazendo um trabalho em cima das dificuldades das lacunas conceituais que esses alunos têm”, explicou Kátia.

GALERIA DE FOTOS

A Rede Anísio Teixeira apresentou, no encontro, as mídias e tecnologias digitais produzidas pela Secretaria contemplando os produtos: Física e o Cotidiano, as peças da TV Anísio Teixeira, o blog do Professor Web e o Ambiente Educacional Web- AEW.  “Nossa contribuição  foi trazer as questões do uso pedagógico das mídias e tecnologias produzidas pela SEC na escola para que o NTE, no segundo semestre, realize as formações dos professores dos projetos estruturantes”, afirma Sandra Lopes,  articuladora do Núcleo Pedagógico da Rede.  

Sandra acrescenta que essa apresentação foi apenas uma mostra do curso de formação. “A novidade do curso será o AEW que traz os conteúdos digitais, sites temáticos, a rede social e muitos links que abrem possibilidades de aprendizagem para professores e estudantes”, completou.

Nailton Rocha, professor de língua portuguesa da rede estadual, e articulador do programa, destacou a importância da formação dos professores para o uso desses conteúdos. “A Rede Anísio Teixeira, através de seus produtos, é referência no trabalho com tecnologias. E para o Em-Ação surge como uma ferramenta valorosa, pois a escola precisa se aproximar das tecnologias. E isso é muito importante para que a gente possa se apropriar desses conteúdos e utilizá-los no dia a dia com nossos professores articuladores de unidades de escola”, destacou o professor. 

Outro professor que participou do evento foi Cesar Roberto, que leciona a disciplina de matemática na rede estadual. Segundo Cesar, alguns professores já fazem o uso de tecnologias em sala de aula. “A possibilidade de ter um contato para a formação com estes profissionais, através do evento de hoje, nos fez compreender melhor a utilização das tecnologias, e fez com que a gente possa se sentir mais firme, mais seguro, com relação a inovar na sala de aula”, disse Cesar.

Já a professora de matemática, Marcele Souza, acredita que a formação vai trazer um novo olhar para a sua disciplina e alerta que a maior dificuldade dos colegas não está no uso com a tecnologia. “A maior dificuldade que o professor tem é a ação, o fazer. Mas vamos explicar e mostrar que ele consegue fazer, fazendo junto”, completou.

 

Notícias Relacionadas