Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: educadores › Notícia › Seminários encerram a formação de atendimento educacional especializado
Seminários encerram a formação de atendimento educacional especializado
Fotos: Ascom/IAT
Este foi o terceiro módulo do curso, completando as 120 horas de formação oferecida sobre AEE para estudantes com Deficiência Intelectual (DI). “Este é um dos módulos mais importantes porque os professores nos demonstram o que aprenderam nos outros módulos e de que forma que isso contribuiu no espaço que eles atuam”, informou a diretora do CEEBA, Sidenise Estrelado. De acordo com a diretora, 58 educadores participaram da formação e 47 experimentações pedagógicas foram apresentadas. Ela acrescenta que as temáticas foram bastante variadas, passando por linguagem, leitura, educação física, biologia e outros.
“Trabalhando a linguagem na sala de AEE - Estudo de Caso em DI” foi o título da experimentação apresentada pela professora de língua portuguesa, Ana Paula Gallo e pela professora de Química, Geisa Tavares, ambas do Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão Severino Vieira (Ceep) e pela professora da sala de recursos multifuncionais de Lauro de Freitas, Verônica Lorenzo. As três educadoras realizaram um estudo de caso de um estudante com DI da sala de recursos.
A professora Verônica explicou que a proposta foi trabalhar a linguagem de modo a colaborar na aprendizagem do estudante. “Nas 4 horas de atendimento, trabalhamos com jogos e atividades com foco na linguagem, começando pela escrita do próprio nome”, afirmou. Acrescentou que é um trabalho de “formiguinha”, de dedicação do educador, mas que surte efeitos bastante positivos.
Para professora Geisa Tavares a expectativa é poder contribuir para a vida autônoma do estudante. “Um mês é pouco, mas a gente percebeu alguns avanços na escrita do nome, no reconhecimento das letras. Ao final de cada atividade, ele estava bem melhor do que no início, até na própria esenvoltura”, relatou. “A gente começa abrir a mente para alcançar este estudante, para que ele não fique somente integrado, mas que ele seja realmente incluído nas atividades”, finalizou.
“O curso foi enriquecedor, pois nos trouxe a base teórica de abordagem e a experimentação veio complementar de maneira bastante positiva, ampliando a nossa visão teórica”, contou a professora Ana Paula Gallo. Para ela, a formação fez repensar a prática e contribuiu para que os professores possam perceber a potencialidade do estudante com DI.
Notícias Relacionadas
-
Rede estadual tem projetos finalistas na Febrace 2025 e destaca a força da escola pública baiana
-
Fundação Pedro Calmon lança E-book com textos de estudantes e professores da Rede Estadual
-
Universidade do Sudoeste realiza seleção Reda para técnicos de nível médio e superior
-
Governo do Estado entrega novo colégio de tempo integral no município de Bonito
-
Rede estadual encerra ano letivo 2024 com entrega dos resultados finais, nesta sexta-feira (20)
-
Escritores Escolares são destaque no Encontro Estudantil da Rede Estadual de Educação
-
Secretaria divulga resultado de seleção interna para educadores