Seminário virtual da SEC discute segurança e bem-estar nas escolas

Foto: Divulgação
A Secretaria da Educação (SEC), por meio do Instituto Anísio Teixeira (IAT), promoveu, nesta sexta-feira ( dia 6), o seminário virtual "Escolas e outros espaços educacionais como ambientes seguros e de bem-estar". Transmitida pelo canal do IAT no Youtube (www.youtube.com/institutoanisioteixeiraiat), a atividade, que integra as ações do Comitê Interinstitucional de Segurança nas Escolas e nos Espaços Educacionais da Bahia (CISE), teve como propósito fortalecer as unidades escolares e outros ambientes educacionais para torná-los acolhedores, seguros e promotores do bem-estar.

“Este seminário nos proporciona um momento de compartilhamento e reflexão, bem como fortalece a ideia de que nós trabalhamos e trazemos políticas públicas que se voltam para o fortalecimento da educação e das nossas escolas como ambiente de segurança e de bem-estar para nossas crianças e nossa juventude”, enfatizou a secretária da Educação do Estado, Adélia Pinheiro.

Participaram da ação o diretor-geral em exercício do Instituto Anísio Teixeira, Iuri Rubim, a Superintendente de Políticas para a Educação Básica, Leninha Vila Nova, e os presidentes da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME Bahia), Gilvânia da Conceição Nascimento, e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime Bahia), Anderson Passos. As entidades são parceiras na promoção do seminário. Durante o evento, o coordenador de Articulação de Projetos para a Educação, Helder Amorim, apresentou o painel “Plano de ação do Cise e sua relação com os municípios”.

O público foi formado, em especial, por representantes dos 27 Territórios de Identidade da Bahia, dentre eles dirigentes dos Núcleos Territoriais de Educação (NTE), gestores de unidades escolares e educadores das redes municipais e estadual de ensino. A programação, composta por palestras e painéis, abordou temas como a construção de uma agenda colaborativa para a promoção do bem-estar nas escolas. Na parte da tarde, houve a apresentação das ações realizadas nos colégios estaduais Manoel Devoto e Modelo Luís Eduardo Magalhães, no painel "Experiências práticas que promovem segurança e bem-estar". As instituições compartilharam o desenvolvimento de ações que disseminam a cultura de paz e promovem a segurança e o bem-estar no ambiente escolar.

O diretor geral em exercício do IAT, Iuri Rubim, ressaltou que a educação e a segurança precisam estar em conjunto e espera que o seminário seja de muita utilidade para todos os educadores da Bahia: “Cada vez mais a educação é também sobre o cuidar. Quando falamos em criar um ambiente seguro e de bem-estar nas escolas, estamos falando em dar toda a atenção a este aspecto da educação, de preservar a escola das várias violências que acabam acontecendo na sociedade”, pontuou.