Seminário de Educação em Direitos Humanos do IAT tem abertura com duas palestras

Palavras-chave:
 

Começou nesta segunda-feira (03/12), o IIIº Seminário de Educação em Direitos Humanos, Políticas Públicas Educacionais e Sociais, realizado pelo Instituto Anísio Teixeira - IAT em parceria com o Ministério Público Estadual, Tribunal de Justiça da Bahia, Ordem dos Advogados do Brasil/OAB - Secção Bahia e a Policia Militar da Bahia. O evento, que é aberto ao público, se estende até a próxima quinta-feira (06)

 

A solenidade foi aberta no início da tarde com a execução do Hino da Bahia, feita por um oficial da Policia Militar, seguida de duas importantes palestras. A primeira, com a temática Educação, Memória, Democracia e Direitos Humanos: 70 Anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, proferida pela Professora Drª Aída Maria Monteiro da Silva, fundadora e Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas de Educação em Direitos Humanos, Diversidade e Cidadania do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). 

 
 

A segunda palestra do dia coube ao Professor Dirley Cunha, Pós-Doutor, Doutor e Mestre em Direito Constitucional e Professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Ele falou sobre Os Direitos Humanos à Luz da Constituição Federal de 1988: 30 anos de Democracia e Cidadania, com mediação de Matheus Barreto Gomes, diretor geral do Instituto Anísio Teixeira.   

 

As duas palestras prenderam bastante a atenção dos presentes no Auditório 19, já que as temáticas são de grande interesse para a sociedade.

O seminário prosseguiu nesta terça-feira (04), tendo início às 8h, com a Roda de Diálogo: Os Direitos Humanos no Currículo da Educação Básica. Educar em Direitos Humanos: Por quê? Para quê? Para quem? Como?- com as professoras Ana Elizabeth Gomes (Mestra em Estudos Étnicos e Africanos /UFBA), Maria de Nazaré Tavares Zenaide (Membro Permanente do Mestrado de Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas, Linha de Pesquisa Cultura e Educação em Direitos Humanos /UFPB); Professor Ney Campelo (Superintendente de Políticas para a Educação Básica da Secretaria da Educação da Bahia SEC/BA). A mesa tem a coordenação da Professora Jurema Oliveira Brito (Coordenação de Currículo e Desenvolvimento Humano da SEC/BA).  

 

Ainda pela manhã aconteceu a Mesa Redonda A Educação como Direito Social: Os Direitos da Criança e do Adolescente na América Latina/Brasil/Bahia, com a Professora Drª. Aída Maria Monteiro da Silva (Universidade Federal de Pernambuco/UFPE), Edna Sara Moraes Dias de Cerqueira (Promotora de Justiça/ Ministério Público da Bahia), Helena Oliveira (Coordenadora UNICEF/ Bahia e Sergipe), Hélia Amorim Santos Barbosa (Defensora Pública/ Defensoria Pública da Bahia). A coordenação da Mesa é de William Torres Moura Matos (Diretor de Educação a Distância do Instituto Anísio Teixeira).  

 
 

A programação prossegue à tarde e vai até a quinta-feira (06), quando acontece várias oficinas.  

 

Notícias Relacionadas