Seminário ‘Educação e a máquina de fazer democracia’ marca 41 anos de fundação do IAT

O Instituto Anísio Teixeira (IAT), órgão que integra a estrutura da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, realiza nos dias 03 e 04 de junho, a partir das 8h30, o seminário “Educação e a máquina de fazer democracia”. A atividade marca os 41 anos de fundação do IAT e terá como convidado especial o educador Moacir Gadotti, que fará a palestra magna.

O seminário será aberto ao público e contará, ainda, com mais três conferências, duas mesas redondas temáticas, oficinas, cine debate e uma mostra interativa sobre temas relacionados aos eixos de atuação do IAT (Produção e Difusão do Conhecimento - Formação dos Profissionais da Educação - Inovação e Tecnologia na Educação).

Dentre os temas abordados nas conferências e mesas redondas estão ‘Formação de professores por uma educação plural e emancipatória’, ‘O papel da educação na era das mídias’, ‘Democratização no acesso à produção de conhecimento’, ‘Histórias de formação e experiências no/com o IAT’ e ‘O que dita o acesso ao conhecimento?’.

O seminário contará também com a presença de importantes nomes da área de educação, a exemplo de Cassandra Pontes, diretora da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Fábio Meireles, Diretor do Departamento de Direitos na Rede e Educação Midiática da Secretaria de Comunicação do Governo Federal, Rosy Mary dos Santos Isaías, professora titular da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), entre outros.

Também durante o evento, acontecerá o lançamento do volume 12 da Revista Estudos IAT. A publicação, que é eletrônica, é composta por 12 textos, sendo 04 pertencentes aos dossiê temático sobre ‘Estado, educação e democracia: Qual a agenda em perspectiva?’ e 07 artigos de temáticas livres, mais uma resenha crítica e uma entrevista com o reitor da Universidade Federal do Ceará, Custódio Luís Silva Almeida.

Moacir Gadotti

Possui graduação em Pedagogia (1967) e doutorado em Ciências da Educação pela Universidade de Genebra (1977). É doutor honoris causa pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2000). É professor titular aposentado da Universidade de São Paulo e Presidente de Honra do Instituto Paulo Freire. Tem vasta experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, Paulo Freire, filosofia da educação, educação de jovens e adultos e educação para a sustentabilidade. Possui numerosos livros publicados no Brasil e no exterior, entre os quais destacam-se: Pedagogia da Terra (2001), Educar para a sustentabilidade (2008), Boniteza de um sonho: ensinar e aprender com sentido(2002), Os mestres de Rousseau (2004), Paulo Freire: uma biobibliografia (1996), Pedagogia da Práxis (1995), História da Ideias Pedagógicas (1993), Escola Cidadã (1992), Pensamento pedagógico brasileiro (1987), Concepção dialética da educação (1983) e A Educação contra a educação (1981).

O IAT

Órgão em regime especial de administração direta da Secretaria Estadual da Educação da Bahia (SEC), o IAT dedicou-se, ao longo dos últimos 41 anos, ao desenvolvimento de ações que viabilizam e disseminam pesquisas, experimentos e inovações pedagógicas na escola, com foco na construção de saberes, na formação de recursos humanos na área de educação e na melhoria da qualidade dos processos de ensino e aprendizagem.

Fundado em 1983, o instituto, que leva o nome do educador Anísio Teixeira, um dos maiores educadores que o Brasil já teve, se destaca pela sua atuação na formação de educadores, produção e difusão de conhecimento e uso da criatividade, inovação e tecnologia como instrumentos de aprendizado e desenvolvimento de ações que promovam a qualificação da educação pública na Bahia.