Segunda edição do projeto Roda de Conversa traz para debate o bullying e o cyberbullying

Palavras-chave:

Bullying e Cyberbullying foram os temas escolhidos para serem tratados na segunda edição do projeto Roda de Conversa, que acontece no dia 10 de outubro, às 16h. A atividade acontecerá de forma online, com transmissão pelo canal do IAT no Youtube e tem como objetivo o debate acerca dessa forma de violência que se manifesta no espaço escolar e no ambiente virtual, com o propósito de orientar os professores, estudantes e comunidade escolar de modo geral para estabelecerem estratégias de enfrentamento e combate.

O Roda de Conversa é uma das ações da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, realizado através do Instituto Anísio Teixeira, que visa fomentar um amplo debate entre educadores acerca do reconhecimento, enfrentamento e adoção de estratégias educativas e intervencionistas para o combate das múltiplas formas de violências, preconceitos, discriminações e intimidações no ambiente escolar.

Nesta segunda edição, o que se busca é promover a reflexão acerca da temática, no intuito de prevenir e combater o bullying e cyberbullying nas escolas da rede pública de ensino da Bahia, disseminar e fortalecer a cultura do respeito às diferenças na escola, identificar se os estudantes estão envolvidos em situações de bullying e fomentar propostas pedagógicas que promovam uma vida escolar e social mais saudável.

Participam da atividade a coordenadora de Prevenção a Violência de Gênero e Raça da Secretaria de Políticas para as Mulheres do Estado da Bahia, Francileide Araújo, o diretor do Colégio Estadual Lomanto Júnior, Ricardo Monteiro, e a psicóloga da Safernet Brasil, Bianca Orrico Serrão. O debate será mediado pelo coordenador de Diversidade, Inclusão e Pesquisa do IAT, Rogério Lima.

"A realização do primeiro Roda de Conversa foi um sucesso! Ficou evidente a importância de proporcionar espaços para discutir temáticas de extrema relevância para toda sociedade e, em especial, para a comunidade escolar. Nesse segundo encontro, vamos propor um diálogo sobre um tema que tem habitado o cotidiano dos espaços escolares e das redes sociais: o bullying e o cyberbulling. Será um momento profícuo para tratarmos dessas questões e refletir sobre a necessidade de não invisibilizar as diversas formas de violências que muitas vezes são tratadas apenas como bullying", afirmou Rogério Lima.

Ainda para esse ano, estão previstas a realização de outras Rodas de Conversa com temáticas que abordarão, por exemplo, a Educação Antirracista e os Povos Indígenas.

Notícias Relacionadas