Secretários municipais e dirigentes dos NTE conhecem Plano de Formação Continuada de 2021

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), por meio do Instituto Anísio Teixeira (IAT), reuniu nesta quarta-feira (27) os dirigentes dos Núcleos Territoriais de Educação e representações das secretarias municipais de educação dos Territórios de Identidade do Sisal, Bacia do Rio Grande, Costa do Descobrimento, Médio Sudoeste da Bahia, Sertão do São Francisco e Litoral Norte e Agreste Baiano. Durante o encontro de mobilização para adesão ao Plano de Formação Continuada, foi apresentada a agenda formativa de 2021, bem como os resultados de 2020. Este foi o terceiro dia de atividade, que iniciou na segunda-feira (25) e segue até sexta-feira (29).

Representando o secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, o subsecretário da Educação, Danilo Mello, falou sobre a importância do Plano de Formação. “Neste terceiro dia de encontro, lembro que estamos imersos neste processo continuado, no qual o papel da secretaria é de pensar na contribuição, no entendimento com todas as esferas, municipal, estadual, federal”, destacou.

Em sua apresentação, a diretora-geral do IAT, Cybele Amado de Oliveira, lembrou do início da formação, destacando o foco nos gestores escolares e coordenadores pedagógicos que atuam nos períodos do 6º ao 9º ano e no Ensino Médio, com a participação dos técnicos das Secretarias Municipais de Educação (SME) e dos Núcleos Territoriais de Educação (NTE). “A formação foi inovadora neste regime de colaboração. Como já disse nosso secretario, esta não é uma proposta feita para os municípios, mas com os municípios”, afirmou.

“A nossa expectativa é estreitar essa relação com os municípios, acolher, auxiliar e construir alternativas para enfrentar os desafios da educação na Bahia. Há varias realidades e contextos nos territórios e nos buscamos atender essas necessidades e ajudar”, explicou Manuelita Falcão Brito, superintendente de Políticas para Educação Básica da SEC, sobre a atuação da Secretaria em parceria com os municípios.

O presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Williams Panfile, agradeceu aos parceiros desta ação. “A formação continuada teve sucesso em 2020, e a nossa expectativa é que seja muito melhor em 2021. Vamos continuar este trabalho tão lindo”.  Fazendo parte dos parceiros da formação, Tatiana Bello, gerente de implementação do Itaú Social, destacou o intuito da parceria para educação. “Nosso foco é atuar junto das gestões municipais de educação visando o fortalecimento da educação em regime de colaboração. Ficamos felizes em contribuir nesse processo de formação”, explicou.

Neste sentido, o dirigente do NTE 04 – Serrinha, Gleidson Silva Santos, pontua a relevância da Formação Continuada com as redes estadual e municipais juntas. “A tônica tem sido o fortalecimento do regime de colaboração. Nada melhor que a formação continuada como elemento que agrega valor para nossas redes. Queremos continuar ao longo de 2021 e a expectativa é a produção de resultados mais significativos ainda”, completa.

Representando a Secretaria Municipal de Educação de Valente, Elson Carneiro, que já atuou como formador em 2019, salienta características da experiência. “O plano de formação continuada é uma formação em serviço que repercute nas práticas, saberes e fazeres dos gestores, coordenadores e técnicos da educação”, destacou.