Secretaria socializa experiências do Ciência na Escola e lança edital

Antes de iniciar as atividades do I Seminário de Socialização de Experiências do Programa Ciência na Escola, nesta segunda (17/12), no Instituto Anísio Teixeira (IAT), estudantes da rede estadual e o secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto, interagiram nas visitas aos estantes montados na entrada do IAT.

Fotos: Roberta Rodrigues/IAT

A exposição, resultado dos trabalhos desenvolvidos nas escolas e apresentações de experimentos vencedores da II Feira de Ciências da Bahia (promovida nos dias 26 e 27 de novembro), é a prova de que o programa Ciência na Escola, implantado há quatro meses, já é uma experiência exitosa na educação da Bahia.

Durante o evento, a Secretaria da Educação do Estado e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) lançaram o edital Fapesb nº 028/2012, intitulado Inovação em práticas educacionais nas escolas públicas da Bahia, com a finalidade de efetivar a pesquisa em unidades escolares de educação básica no Estado.

EDITAL 028/2012

“A aproximação da comunidade científica, por meio de entidades e universidades, tem sido um resgate de uma dívida histórica da elite intelectual que passa ater uma postura mais orgânica em relação ao desenvolvimento da educação básica. O programa Ciência na Escola já mostrou seu potencial e aqui, hoje, estamos avaliando o trabalho para que possamos recomeçar o projeto, em 2013, com toda a força”, afirmou o secretário Osvaldo Barreto.

A promoção da educação científica nas unidades escolares, a partir do Ciência na Escola, contagiou os estudantes de colégios da rede estadual pelo dinamismo das aulas e conteúdo de interesse cotidiano. “É mais estimulante, a gente troca experiências e aprende mais rápido assuntos que têm a ver com nosso dia a dia”, disse o estudante Alisson Cerqueira, 14 anos, 7º série do Colégio Estadual Polivalente (Cabula). Já a estudante Ingrid Cristina Borges, 14 anos, 1º ano do Colégio Estadual Plataforma, conta que o programa tem lhe dado mais estímulo para estudar. “Recentemente, visitamos o Teatro Vila Velha, dentro de uma das atividades do Ciência na Escola, e foi muito legal”.

Experiências – Relatos como estes foram conferidos pelo secretário Osvaldo Barreto, junto ao presidente da Academia de Ciências da Bahia, do ex-governador Roberto Santos, e do diretor geral da Fapesb, Roberto Paulo Machado Lopes. Os três, circulando pelos estantes dos estudantes premiados na II Feira de Ciências da Bahia, se mostraram impressionados.

“Essa guitarra toca mesmo?”, perguntou o secretário ao estudante Arismário de Lima Junior, representando o Colégio Estadual Wilson Lins. “Toca, sim! Trata-se de uma alternativa lúdica para incentivar à prática de instrumentos musicais”, respondeu o aluno, demonstrando a ação, via uma guitarra de papelão pintada, conectada a um computador.

No estande do Colégio Estadual Dona Amélia Amado (Itabuna), o acadêmico Roberto Santos, que é médico, quis saber sobre a cura mística dos índios tupinambá. Um dos alunos responsáveis pela experiência, Franklin Santana Santos, detalhou a experiência com domínio do tema. “A ciência tomou conta de você!”, admirou o presidente da Academia de Ciências da Bahia.

“Esse programa tem contribuído para ampliar a percepção sobre a importância da ciência e da tecnologia na vida das pessoas para que possamos universalizar acessos sociais”, pontuou Roberto Paulo Machado Lopes, da Fapesb.
O presidente da Academia de Ciências da Bahia, Roberto Santos, disse que estava “muito impressionado” ao ver, passeando pelos estandes, como a juventude está se disponibilizando para “preparar um país melhor”. “Hoje em dia, o que vale mais é o conhecimento e este deve ser adquirido desde a primeira infância. O programa Ciência na Escola está contribuindo para que o estudante aprenda a enfrentar a sociedade por meio da pesquisa científica e tecnológica".