Secretaria realiza videoconferência sobre Jornada Pedagógica

Foto: Suâmi Dias - Ascom/Educação

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia promoveu, nesta terça-feira (31), uma videoconferência no Instituto Anísio Teixeira (IAT) sobre a Jornada Pedagógica 2017, que será realizada, a partir desta quarta-feira (1º) até sexta-feira (3), nas escolas estaduais para o planejamento do ano letivo 2017. A videoconferência contou com a participação do secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, e foi retransmitida para os 27 Núcleos Regionais de Educação (NRE).
 
O objetivo foi alinhar as ações sobre a jornada, que envolve professores e gestores em todas as escolas estaduais e que será aberta para estudantes, famílias e representantes das comunidades locais. Neste ano, a jornada tem como tema “Escola e Comunidade para Educar e Transformar”.
 
 
Durante a videoconferência, Pinheiro destacou a importância da iniciativa. “A Secretaria não pode impor, de cima para baixo, métodos pedagógicos. A escola é que tem que nos dizer como é a melhor forma de atuar e nós temos que dar condições para que as escolas consigam desenvolver esse trabalho. Por isso, a jornada é o momento de a comunidade escolar nos apresentar a escola e o como pretende trabalhar no ano letivo, para que possamos apoiar cada unidade dentro de sua realidade e características”, afirmou.
 
Pinheiro destacou o papel dos professores na rede estadual e anunciou novidades na área pedagógica. “Sabemos que há muito tempo os professores estão sendo o alicerce para a Educação da rede estadual. Por isso, entendemos que a escola sabe desenvolver sua pedagogia voltada para a realidade e peculiaridades da unidade. Mas, vamos realizar mudanças profundas como a utilização do IAT como uma verdadeira ferramenta de formação pedagógica. Teremos, ainda, a parceria com as universidades e instituições federais, além da implementação do coordenador pedagógico em todas as escolas”, acrescentou.
 
Sobre a jornada
A jornada é um espaço coletivo de organização do trabalho pedagógico. Durante os três dias de trabalho, os participantes fazem uma avaliação do ano letivo de 2016 e discutem o Projeto Político Pedagógico das escolas, além de planejar as atividades interdisciplinares a serem realizadas em cada unidade escolar, em 2017. Em Salvador, a jornada será aberta, às 8h30, no Centro Educacional Carneiro Ribeiro – Escola Parque, no bairro da Caixa D´Água, com a presença do secretário Walter Pinheiro.
 
Participaram também da videoconferência o diretor-geral do IAT, Severiano Alves, o superintendente de Políticas para a Educação Básica, Ney Campello, e o superintendente de Desenvolvimento da Educação Profissional, Durval Libânio.

Notícias Relacionadas