Secretaria realiza formação de coordenadores regionais sobre o PNAlC

A Secretaria da Educação do Estado promoveu, nesta terça-feira (6), no Instituto Anísio Teixeira (IAT), o primeiro Encontro Formativo Presencial com os coordenadores regionais do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), para discutir ferramentas de gestão do programa na Bahia. Com representantes dos 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTE), a atividade visa o fortalecimento da educação de crianças do 1º ao 3º ano de Ensino Fundamental das redes municipais, da Educação Infantil e do programa Novo Mais Educação.

A coordenadora de Projetos Especiais (COPE) da Secretaria da Educação do Estado, Elenir Alves, falou sobre a importância da formação para o bom desempenho do programa. “Os coordenadores participaram desta atividade para conhecer instrumentos de gestão que possam ser utilizados para assegurar a realização do programa nas regiões onde atuam. Com este encontro vão poder desenvolver com os coordenadores locais estratégias de articulação junto aos municípios”, declarou.

Elenir ainda destacou os próximos passos para o desenvolvimento do PNAIC na Bahia. “Após essa etapa, os coordenadores vão participar da formação pedagógica promovida pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). O desafio é que agora vamos também atender a formação nos segmentos da Educação Infantil, além dos mediadores e articuladores do programa Novo Mais Educação”, disse.

PNAIC - Promovido pelo Governo Federal, o programa na Bahia é uma a ação fruto da parceria entre a Secretaria da Educação do Estado, a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME-BA) e a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

Fotos: Gladimir Ferreira