Secretaria promove formação para equipes técnicas das secretarias municipais e Núcleos Territoriais

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia, por meio do Instituto Anísio Teixeira (IAT), realiza nos dias 14 e 15 de maio, no Hotel Fiesta, a primeira etapa da Formação Continuada de Equipes Técnicas das secretarias municipais de educação e dos Núcleos Territoriais de Educação da rede pública estadual. Participarão da atividade técnicos que atuam diretamente no atendimento a estudantes dos anos finais do ensino fundamental.

A formação, que acontece em 03 etapas anuais (2024-2026), terá carga horária de 104h (por etapa) e será realizada em formato híbrido. No dia 14, as atividades começam às 14h. Já no dia 15, a programação terá início às 8h30. Estão sendo ofertadas 888 vagas, sendo 834 para técnicos dos municípios (duas por município) e 54 para técnicos dos NTE (02 por Núcleo Territorial).

A ação, que será realizada em regime de colaboração com os municípios e em parceria com a União de Dirigentes Municipais de Educação (Undime), tem por objetivo fortalecer o atendimento à maior concentração de estudantes da educação básica que estão sob responsabilidade tanto dos municípios quanto do Estado, conforme dados do Censo Escolar 2023.

“Esta formação é a materialidade do Regime de Colaboração que preconiza nossa Constituição e o Plano Nacional de Educação (PNE). Ela é um esforço conjunto do Estado da Bahia, municípios e Governo Federal para atender às necessidades dos anos finais do Ensino Fundamental e tem foco na compreensão da oferta, observando aspectos como permanência e evasão, bem como na gestão da aprendizagem, apoiando os técnicos de secretarias na análise e acompanhamento das avaliações para fortalecimento das políticas educacionais”, afirmou a diretora de Formação e Experimentações Educacionais do IAT, Helaine Pereira.

A gestora esclareceu ainda que esta pactuação e atuação estratégica entre Estado e municípios constituem-se como potencializador da garantia do direito à educação e à aprendizagens de todos os estudantes do Estado da Bahia.

“As ações formativas continuadas têm a vantagem de oferecer uma formação mais prática e específica, alinhada com as necessidades de cada rede, escola, segmento, proporcionando aos participantes conhecimentos especializados e habilidades aplicáveis. Estes momentos contribuem de forma significativa para o desenvolvimento do conhecimento profissional do professor, cujo objetivo entre outros, é facilitar as capacidades reflexivas sobre a própria prática docente elevando-a a uma consciência coletiva”, destacou o presidente da Undime Bahia, Anderson Passos.

O dirigente afirmou também que o exercício do Regime de Colaboração na Bahia tem se mostrado como uma alternativa viável e eficaz para a efetivação de políticas públicas de estado e que a Undime tem a satisfação de participar desta construção coletiva.