Secretaria monitora formação de 2.520 educadores da rede municipal de Salvador

A Secretaria da Educação do Estado está monitorando, até o dia 2 de dezembro, uma formação continuada, na modalidade a distância, de 2.520 educadores da rede municipal de ensino de Salvador, em uma ação do programa Formação pela Escola (FPE), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que na Bahia é coordenado pela Secretaria da Educação do Estado. O curso capacita os profissionais da educação na execução, monitoramento, avaliação, prestação de contas e controle social dos programas e ações educacionais financiados pelo FNDE.

O curso é direcionado aos professores e coordenadores pedagógicos efetivos e em exercício de suas funções na unidade escolar que pretendem concorrer às eleições para diretor e vice das escolas municipais. Em um primeiro momento, nos meses de julho e agosto, os participantes fizeram um curso de Formação em Tutoria e Competência Básica. Agora, em novembro, a Secretaria da Educação do Estado está monitorando 63 turmas que foram montadas para atender a gestores das unidades escolares.

A Secretaria da Educação do Estado é responsáveis pela coordenação e orientação de todas as etapas dos cursos, desde a abertura até a finalização das turmas, disponibilizando materiais didáticos e atividades no Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle (AVA). Também faz o acompanhamento e monitoramento dos tutores e cursistas no AVA e no Sistema de Informação do Programa Formação pela Escola (SIFE).

A coordenadora de Projetos Especiais da Secretaria da Educação do Estado, Elenir Alves, destaca a importância da formação dos educadores. “Este curso é muito importante para a gestão escolar porque trata do contexto das políticas públicas sociais, traz também um conteúdo de controle social fundamental, inclusive dos usos dos recursos do FNDE. Mesmo sendo um curso a distância, deve acontecer um encontro presencial com todos os cursistas com previsão para o dia 27 deste mês”, afirmou.