Secretaria inicia formação digital para desenvolvimento territorial

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia iniciou nesta quarta-feira, às 17h30, as atividades da Formação Digital para o desenvolvimento territorial, direcionada para integrantes dos colegiados e profissionais ligados à educação nos territórios. A atividade aconteceu de forma remota, com transmissão no canal Educação Bahia no Youtube (www.youtube.com/educacaobahia1), e contou com a palestra do educador e ativista, Nelson Pretto, além da participação do secretário da Educação do Estado da Bahia, Jerônimo Rodrigues, da diretora geral do IAT, Cybele Amado e do diretor de Inovação e Tecnologia do IAT, Iuri Rubim.

“Hoje é um dia de colheita dos esforços para realização de um encontro entre colegiado dos territórios do estado da Bahia”, comemorou o secretário Jerônimo Rodrigues ao agradecer a participação do colegiado. “Esta ação coincide com a celebração de 100 anos de Paulo Freire, que nos ofereceu a educação como porta de entrada e fortalecimento da democracia da inclusão, da alfabetização e naturalmente da esperança”, destacou.

“Estamos emanados no mesmo propósito, que é contribuir com a educação do nosso estado, com os movimentos sociais e tudo que é possível com a força desse coletivo”, reforçou a diretora geral do IAT, Cybele Amado, lembrando que a Formação é uma iniciativa da Secretaria em parceria com a Coordenação Estadual dos Territórios. O diretor de Inovação e Tecnologia do IAT, Iuri Rubim, acrescentou: “É uma formação com carga de 60 horas, com 2 participantes de cada território e com possibilidade de expandir para alcançar ainda mais pessoas nos territórios”.

Para diretora do Conselho Estadual dos Territórios, Eleneide Alves Cordeiro Carneiro, a Formação acontece em momento oportuno, “Agradeço a Secretaria em atender nossa demanda, que irá beneficiar a cada de um nós nos territórios. Os Territórios precisam difundir suas informações, mostrar o que cada território tem. Este curso vai apresentar a governança do estado e dos territórios e unir no processo de execução das tarefas dos munícipios”, afirmou.

Durante a palestra, o educador e ativista Nelson Pretto, falou sobre os movimentos sociais, tecnologias digitais de informação e comunicação, traçando um paralelo com o momento em que estamos vivendo. Ao falar sobre o cenário atual, o qual o educador chama de “crise humanitária”, destacou que é preciso se reinventar. “Este é o momento de aproveitarmos para fazer uma grande revolução, passando por coisas que nós fomos aprendendo durante a pandemia.”

Observou que as escolas são um ambiente revolucionário e que toda a comunidade escolar precisa estar articulada. “É o momento de trazer a tecnologia não como uma ferramenta auxiliar, mas como uma potencialidade de articular as redes na construção de saberes e não no consumo de informações”, concluiu.

Durante a Formação Digital para o desenvolvimento territorial, os participantes terão acesso a tutoriais e materiais didáticos, realizando atividades de maneira assíncrona. Haverá também encontros síncronos, pela plataforma Google Meet, para discussão dos temas e momentos de tira-dúvidas.