Secretaria inicia formação continuada com equipes técnicas em regime de colaboração com municípios

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) iniciou nesta quinta-feira (12) a Formação Continuada para as equipes técnicas das redes municipais e dos Núcleos Territoriais de Educação (NTE). A atividade integra o Plano de Formação Continuada, promovido pela SEC, por meio do Instituto Anísio Teixeira, em regime de colaboração com cerca de 360 municípios baianos. O encontro encerra na próxima terça-feira (17), mobilizando mais de 700 técnicos municipais e 54 técnicos dos NTE.

O secretário da Educação, Jerônimo Rodrigues, destacou a importância de trabalhar de forma articulada. “Não se faz educação sozinho. É preciso o envolvimento da família, dos meios de comunicação, da comunidade. Neste contexto, destaco o papel dos conselhos municipais, com a Uncme, do conselho estadual de Educação, da UPB e da Undime”, pontuou Jerônimo, lembrando que a Formação Continuada é uma ação estratégica da Secretaria para fortalecer a aprendizagem e melhorar, ainda mais, a qualidade da educação no Estado.

De acordo com a diretora do Instituto Anísio Teixeira, Cybele Amado de Oliveira, após a formação com as equipes técnicas será a vez de realizar a formação continuada com diretores escolares e coordenadores pedagógicos. “Enquanto a formação das equipes técnicas ocorre aqui no IAT, a de diretores e coordenadores pedagógicos será realizada nos Territórios de Identidade. Nossa meta é alcançar 6,7 mil profissionais, entre educadores das redes municipais e estadual”, informou a diretora. A formação para diretores escolares e coordenadores pedagógicos acontece nos dias 26 e 27 de março.

“Este é um momento especial para a educação. É a concretização de um sonho que começou em fevereiro de 2019, quando iniciamos o diálogo com o secretário Jerônimo para esta formação em parceria com os municípios”, afirmou o Presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Williams Panfile. Diretor da União dos Municípios da Bahia (UPB), o prefeito Marco Aurélio Cardoso (Marcão), parabenizou a ação. “A Secretaria da Educação, com o IAT, está abrindo a porta para os municípios com esta formação continuada. Jerônimo demonstra ser não só secretário da rede estadual, mas de toda a educação da Bahia”.


A Formação Continuada irá beneficiar mais de hum milhão de estudantes das redes municipais e estadual. Para a presidente da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme), Gilvânia Nascimento esta é uma pauta de extrema importância para melhoria da qualidade da educação. “Temos discutido a necessidade de existir um Sistema de Educação. Um sistema nacional, estaduais e municipais atuando de forma articulada, em regime de colaboração, como estamos vendo agora, nesta formação aqui no Instituto Anísio Teixeira”.

Notícias Relacionadas