Secretaria discute projetos culturais com professores da rede

A videoconferência Experiências artísticas, culturais e coisas e tais na rede estadual de educação, realizada nesta quarta-feira (15/05), pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, foi iniciada com um momento de escuta. Conduzindo o encontro, a coordenadora de Projetos Intersetoriais da Secretaria, Nide Nobre, ouviu dos participantes suas dúvidas, dificuldades e sugestões para a execução dos projetos em suas unidades escolares neste ano.  O evento aconteceu no Instituto Anísio Teixeira e nas telessalas de todo o Estado, com as presenças do jornalista, escritor e documentarista Antonio Pastori e do técnico de cinema e membro dos Centros Juvenis da Secretaria da Educação, Fernando Barbosa.

O encontro faz parte de uma promoção de encontros formativos para professores com o objetivo de mobilizá-los para o desenvolvimento dos projetos culturais da Secretaria: Festival Anual da Canção Estudantil (Face), Tempos de Arte Literária (TAL), Artes Visuais Estudantis (AVE), Educação Patrimonial e Artística (EPA) e Produção de Vídeos Estudantis (Prove).

“Com esse momento de escuta, queremos iluminar nossos trabalhos com versos, prosas e muita arte para que os professores falem sobre suas dificuldades e desafios que estão enfrentando. A partir daí, vamos discutir a metodologia, passos e procedimentos para execução dos projetos”, disse a coordenadora Nide Nobre.

Das 8h30 às 12h30, os participantes dirigiram perguntas relacionadas ao processo de realização dos projetos culturais para esclarecer ou propor ações de ordem prática. Os cursos de formação e a adesão à primeira edição do Encontro de Canto Coral (Encante), previsto para ser realizado no final do ano, foram alguns dos temas discutidos.

“Estamos nos colocando à disposição para que os projetos culturais da Secretaria se realizem da melhor forma nas escolas. Para isso, acho interessante que as dúvidas e questionamentos sejam sociabilizados com todos os professores“, considera a professora Cristina Gomes, de Salvador. A colega Isadora Sampaio acrescentou que 31 escolas já aderiram ao Encante. “Estamos pedindo para que as escolas que estão aptas a terem coral já homologuem a adesão”, sugeriu.

Geraldo Carvalho Ascom/Educação

Debates – Além das videoconferências, estão ocorrendo, nas Diretorias Regionais de Educação (Direc) e escolas do interior, debates entre os dirigentes e educadores para sensibilizar a participação de mais professores. “No momento em que estamos com este sistema de encontros formativos, as Direc estão realizando reuniões em polos e grupos para pensar em todos os projetos AVE, Face, TAL, Prove e EPA”, explica Nide Nobre.

As escolas que desejem realizar os projetos têm que enviar a solicitação para a Secretaria, por meio de sua respectiva Direc. “Cada Direc deve nos enviar o nome das unidades que estejam aderindo aos projetos para podermos descentralizar recursos para realizá-los”, ressalta Nide Nobre.

Iniciados em 2007, os projetos contam com estudantes do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio e equivalentes. Essa iniciativa busca diversificar os currículos escolares, promovendo o acesso dos estudantes ao conhecimento científico, às artes e à cultura.