Secretaria da Educação realiza formações sobre Assédio Zero em Ipirá e Feira de Santana

Palavras-chave:
A Secretaria da Educação do Estado da Bahia realiza, nos dias 14 e 15/03, em Feira de Santana (Território Portal do Sertão NTE-19), e nos dias 19 e 20/03, em Ipirá (Território Bacia do Jacuípe NTE-15), os primeiros encontros territoriais da Formação Assédio Zero e Prevenção à Violência nas Escolas, em 2024.
 
A ação é coordenada pelo Instituto Anísio Teixeira (IAT) e visa qualificar profissionais da rede estadual de ensino para que identifiquem práticas e condutas do assédio e abuso ocorridos no ambiente escolar e possam contribuir na adoção de medidas adequadas de prevenção e proteção dos estudantes. A ideia é fortalecer o diálogo sobre o combate ao assédio e a violência nas escolas junto com a gestão escolar e todos os parceiros envolvidos na formação.
 
“Esta ação se apresenta como um compromisso dedicado à construção de ambientes educacionais mais seguros e acolhedores para todos. O objetivo é continuar envidando esforços para possibilitar a construção de conhecimentos e estratégias que contribuam para o enfrentamento às diversas formas de violências na comunidade escolar. Cientes de que a educação vai além das salas de aula, estabeleceremos um diálogo colaborativo para socializar e elaborar medidas de prevenção ao assédio e demais violências, mas também para promoção de relações saudáveis, respeitosas e inclusivas”, afirmou o coordenador de Diversidade, Inclusão e Pesquisa do IAT, Rogério Lima.
 
A formação contará com carga horária total de 20 horas, sendo 12 horas voltadas para encontros presenciais e 08 horas dedicadas aos desenvolvimentos de atividades virtuais no AVA/Moodle e mobilizará, alo longo do ano, os 27 Núcleos Territoriais da Bahia.
 
Além de Ipirá e Feira de Santana, os encontros presenciais acontecerão nos municípios de Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Itaberaba, Teixeira de Freitas, Itabuna, Santo Antônio de Jesus, Caetité, Vitória da Conquista, Senhor do Bonfim, Irecê, Seabra, Paulo Afonso e Salvador.
 
A ação será realizada em parceria com a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), a Superintendência de Prevenção e Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), a Coordenação de Proteção à Criança e ao Adolescente da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) e a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (SEPROMI).
 

Notícias Relacionadas