Secretaria da Educação realiza aula inaugural da formação em educação integral

A Secretaria de Educação do Estado da Bahia, por meio do Instituto Anísio Teixeira (IAT/SEC) e da Coordenação Executiva de Projetos Estratégicos da Educação (CEPEE), em parceria com o Centro de Referências em Educação Integral (CR) realiza no dia 05 de outubro, às 9h, no canal do IAT, no Youtube, a aula inaugural da Formação em Educação Integral para profissionais da educação. 
 
O evento, que dará início as atividades da Formação Continuada com Fundamentos e Práticas em Educação Integral, terá como convidada a professora Maria do Pilar Lacerda que fará palestra  sobre “A educação integral: desafios e possibilidades”.  A transmissão também contará com a participação do secretário da educação do estado da Bahia, Jerônimo Rodrigues, da professora Natacha Costa, da Associação Cidade Escola Aprendiz, da diretora geral do IAT, Cybele Amado de Oliveira e do superintendente da CEPEE, Marcius Gomes. 
 
Maria Pilar Lacerda é graduada em História e especialista em Gestão de Sistemas Educacionais. Foi professora de história da educação básica, no qual dividia as funções como diretora do Centro de Formação dos Profissionais da Educação da Prefeitura de Belo Horizonte. Entre as suas funções já foi Secretária Municipal de Educação da Prefeitura de Belo Horizonte, Secretária de Educação Básica do Ministério da Educação, presidente nacional da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), onde liderou o movimento nacional em defesa de recursos do Fundeb para a Educação Infantil. Atualmente é diretora da Fundação SM Brasil.  
 
Também para abordar a temática da Educação Integral, a live contará com a diretora geral da Associação Cidade Escola Aprendiz, Natacha Costa,  que participa ativamente da construção das agendas de Educação Integral, Inovação na Educação e Exclusão Escolar no país, atuando em conselhos e comitês relacionados a estes temas. Atualmente Natacha é membro do Conselho Estratégico Universidade-Sociedade da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), do Comitê Nacional para a Busca Ativa Escolar do UNICEF, do Movimento de Inovação na Educação e compõe o conselho consultivo do programa Escolas 2030 no Brasil.
 
A Formação Continuada em Educação Integral terá carga horária de 72 horas, distribuídas em 4 módulos, no período de outubro/2020 a março/2021 com objetivo de discutir a concepção de Educação Integral na perspectiva de orientar a política educacional no contexto das redes e das escolas e apoiar a reorganização curricular das escolas de tempo integral, com vistas a garantia de acesso e qualidade da educação para todos os estudantes.

Notícias Relacionadas