Secretaria da Educação prorroga até sexta (5) as inscrições para projeto Agência de Notícias na Escola

Palavras-chave:

Foram prorrogadas, até sexta-feira (05/02), as inscrições para o projeto Agência de Notícias na Escola, uma ação da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, realizada pelo Instituto Anísio Teixeira (IAT). A iniciativa prevê a formação de educadores e estudantes em produção audiovisual com vistas à implantação de agências para veiculação regular de notícias sobre a escola e o Território de Identidade. Para realizar a inscrição, o diretor da unidade escolar dever preencher o formulário disponível no link abaixo até o dia 5 de maio.

Faça a inscrição da sua escola https://forms.gle/oFqMLYMKqqDXgVVX9

enlightenedImportante: para acessar o Formulário é preciso que o diretor utilize a conta de e-mail Enova (@enova.educacao.ba.gov.br)

Ao todo, serão contempladas 54 escolas, sendo duas por cada Território de Identidade. Podem participar da seleção as unidades escolares que sejam do ensino médio e tenham rede de internet banda larga (mínimo 10 Mbps) e espaço adequado para acondicionamento dos equipamentos e funcionamento da agência de notícias. As escolas candidatas também deverão ter, pelo menos, 02 professores dispostos a assumir o papel de orientadores da agência na unidade. Serão selecionadas as escolas que possuírem uma estrutura que mais se aproxime do ideal para receber os equipamentos necessários.

De acordo com o projeto, as escolas participantes receberão recurso via Fundo de Assistência Educacional (FAED) para aquisição dos equipamentos e deverão participar de uma formação em produção audiovisual com os professores da Rede Anísio Teixeira, bem como em produzir conteúdos noticiosos em diversos formatos, como vídeos, áudio (podcast) e hipertexto (blog), além da publicação de conteúdos nas redes sociais da unidade escolar. Será feita uma curadoria e parte do conteúdo veiculado também será publicado na Plataforma Anísio Teixeira (http://pat.educacao.ba.gov.br/), repositório oficial de recursos educacionais da Secretaria da Educação do Estado da Bahia.

“As agências de notícias vão funcionar basicamente como empresas juniores de comunicação dentro da escola. Nelas os estudantes irão aprender os processos de pré-produção, roteirização, concepção e finalização do material. Eles vão poder gravar entrevistas, podcasts, construir as pautas dentro da realidade deles, da escola e do Território de Identidade no qual estão inseridos. É uma ação que vai além da unidade escolar e abrange todo o território, porque vai dialogar com a realidade dos alunos”, afirmou o coordenador do programa Rede Anísio Teixeira e responsável pelo projeto, Gabriel Luhan.

Cada agência será constituída por equipes com, inicialmente, 10 estudantes, sendo 05 em cada turno, e 02 professores orientadores. Uma vez instituído pela gestão da escola, o projeto seja perene, com renovação das equipes envolvidas e permanência das práticas pedagógicas nos anos letivos seguintes. A ação ainda prevê encontros formativos presenciais no Instituto Anísio Teixeira, além da participação das unidades escolares em eventos e na mostra audiovisual que será realizada ao final do ano letivo.

Notícias Relacionadas