Secretaria da Educação promove ações para que professores cuidem da saúde vocal

Palavras-chave:
Foto: Roberta Rodrigues - Ascom/IAT




















Professores e estudantes da rede estadual e de instituições de ensino superior participaram, nesta quinta-feira (16/04), do Seminário sobre Saúde Vocal e Prevenção de Alterações na Voz, no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador. O evento, promovido pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, faz parte das ações desenvolvidas por meio do Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor que objetiva  a prevenção e a promoção da saúde dentro do espaço escolar.
 
O seminário, que marca o 16 de abril - Dia Mundial da Voz na Bahia, trouxe palestrantes que abordaram os riscos e formas de cuidado com a voz. De acordo com a fonoaudióloga e representante das Instituições de Ensino Superior e da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, Maria Lúcia Masson, o Brasil é o país latino que mais possui atividades alusivas à data. "Este evento é importante porque os professores têm uma demanda vocal muito grande e aqui podemos socializar nosso conhecimento e orientação. Também estamos desenvolvendo pesquisas para estabelecer estratégias protetoras para a voz, como a amplificação (microfonagem), hidratação e aquecimento vocal para minimizar o desgaste, fazendo com que o professor consiga desenvolver a sua aula com mais tranquilidade”, explicou.
 
Fotos: Roberta Rodrigues - Ascom/IAT
Para o secretário da Educação, Osvaldo Barreto, o programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor nasce da importância de preservar um dos principais atores do ambiente educacional. “Não há educação sem professor. E a voz de nossos educadores é fundamental para o processo educacional. Este programa surge para que nossos professores possam colocar suas vozes a serviço da educação sem prejudicar a saúde”, afirmou.

Clique aqui e saiba mais sobre o Programa de  Atenção à Saúde e Valorização do Professor
 
Para o jornalista Jefferson Beltrão, o seminário é uma grande oportunidade de homenagear a voz.  “Este encontro serve para conscientizar as pessoas sobre a importância que a voz tem e como ela pode ser aliada no crescimento profissional e pessoal”.
 
De acordo com a coordenadora do programa, Maria Regina Borges, um novo serviço será ofertado. “Iremos contar com assistentes sociais para fazer a interlocução entre a escola, a comunidade e o programa, além de outros serviços da secretaria. No programa, temos que olhar o professor de forma integral para proporcionar o seu bem-estar e garantir a qualidade das aulas”, informou.
 
AGENDAMENTO
O Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor foi iniciado em 2009, com 50 escolas e 600 professores atendidos. Em 2014 alcançou288 escolas e 14.270 professores. O programa oferece também o serviço de atendimento personalizado para o professor, disponível no SAC Educação. Os serviços podem ser agendados pelo telefone 3117-1434.
 

Notícias Relacionadas