Secretaria da Educação inicia formação com equipes técnicas municipais e estadual

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), por meio do Instituto Anísio Teixeira (IAT), iniciou nesta quarta-feira (10), a formação continuada para representantes das equipes técnicas das Secretarias Municipais de Educação e dos Núcleos Territoriais de Educação (NTE). A atividade, que será realizada na plataforma de formação continuada, foi aberta com uma live, no canal do Instituto Anísio Teixeira no Youtube.

Além dos representantes das equipes técnicas, o IAT já realiza a formação continuada de Coordenadores(as) Pedagógicos(as) e Gestores(as) Escolares. "Nós desenvolvemos com nossos parceiros um ambiente virtual para a formação. Hoje estamos abrindo o Espaço Formativo Paulo Freire, que irá abrigar as equipes técnicas das redes municipais e estadual", informou Cybele Amado de Oliveira, diretora Geral do Instituto Anísio Teixeira. "Estamos emocionadas, pois tudo foi feito em tempo recorde para que nossos educadores possam continuar com seu processo formativo durante este período de isolamento social", celebrou Cybele.

“O espaço Paulo Freire é o ambiente formativo das equipes técnicas, onde eles encontrarão os seus formadores e seus pares que estão organizados por territórios. É o lugar da sua própria formação, onde irão discutir, falar sobre avaliação, currículos, formação, acompanhamento, criar, pensar, construir, conceber, produzir e dialogar”, complementou a diretora pedagógica do IAT, Diana Melo.

Todos os conteúdos ficarão disponíveis na plataforma para os educadores e novas pautas serão publicadas todas as semanas. “O espaço oferece a possibilidade de lidar com conteúdos formativos que serão acionados semana a semana. Na primeira semana terá uma pauta formativa dedicada a esses começos e aproximações. Será um momento de exploração, compreensão do foro para diálogo com a sua turma e com seu formador, de reconhecimento do espaço, do material de estudo e dos avisos”, explicou a coordenadora de Formação Continuada, Michelli Cruz.

A Formação Continuada Territorial é uma ação da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, realizada pelo Instituto Anísio Teixeira, que tem como foco a formação de Gestores Escolares, Coordenadores Pedagógicos e Equipes Técnicas, como foco nos profissionais que atuam no 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. Hoje conta com mais de 9 mil educadores inscritos na Plataforma de Formação.