Secretaria da Educação e UNCME iniciam nesta sexta inscrições para Formação de Conselheiros Municipais

Serão abertas nesta sexta-feira (21), as inscrições para Formação Continuada de Conselheiros Municipais. O anúncio foi feito em transmissão ao vivo, durante a assinatura do termo de cooperação entre Secretaria da Educação do Estado da Bahia, por meio do Instituto Anísio Teixeira (IAT), e a União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME).

As informações para inscrições estarão disponíveis no site da Uncme Nacional https://www.uncme.org.br/, publicadas em edital de implementação. Inicialmente, serão disponibilizadas 250 vagas para os estados da Bahia, Sergipe, Alagoas e Santa Catarina, com início das atividades a partir de 3 de setembro. A formação acontecerá na modalidade EaD, no Ambiente Virtual de Aprendizagem da Plataforma Anísio Teixeira, do IAT e será dividida em 03 Eixos e 06 Módulos, perfazendo uma carga horária  total de 60 horas, distribuídas em 3 meses e terá certificação.

O secretário da Educação, Jerônimo Rodrigues, comentou sobre a parceria e início das atividades. “A educação se faz com presença, com corpo inteiro e isso se faz com a cultura de regime de colaboração. O regime de colaboração é sistêmico, então, temos que fortalecer o sistema. Estamos juntos com Uncme, nesse processo de formação, com o selo de qualidade do IAT, para fortalecer o sistema nacional, estadual, territorial e municipal de educação e as instituições”. O secretário também reconheceu a importância do trabalho feito pelos conselheiros municipais de educação “É um trabalho feito com muito zelo, esforço e muito silencioso e de muita humildade, que é cuidar de um sistema municipal de educação”, observou.

O presidente nacional da UNCME, Manoel Humberto Gonzaga agradeceu o empenho da Secretaria da Educação para a realização da formação e afirmou que esta é uma iniciativa inovadora e a Bahia se destaca neste cenário. “A Bahia dá um passo significativo, dá um passo diferenciado com esse diálogo, com a proposição de um objetivo a ser alcançado em médio a longo prazo, a partir desta formação de conselhereiros”, afirmou.

A diretora geral do IAT, Cybele Amado de Oliveira, comemorou o início da parceria com perspectivas positivas para o fortalecimento do ensino e aprendizagem na Bahia. “É um momento significativo para educação da Bahia, para todo o trabalho que realizamos em conjunto. Esta formação para conselheiros municipais de educação fortalecerá essa união e somará com todos os esforços em prol da educação”, concluiu.

Educação e Democracia

O reitor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Luiz Otávio de Magalhães, também parabenizou a iniciativa da formação para os conselheiros municipais. "Estou feliz em ver esta agenda, que é um passo importante para a consolidação de um sistema nacional de educação". Após a saudação, o reitor proferiu a palestra “O direito à educação e gestão democrática no pensamento de Anísio Teixeira", em que explanou a trajetória do educador baiano e analisou trechos de obras de Anísio Teixeira.