Secretaria da Educação e Fundação Telefônica Vivo ofertam formação on-line com o tema Projeto de Vida

A Secretaria da Educação do Estado (SEC) promoveu, nesta quarta-feira (10), pelo canal Educação Bahia no YouTube,  a aula inaugural do 1º Módulo de Atualização Projeto de Vida, que está sendo ofertado para 674 professores da rede estadual de ensino. A formação é uma parceria com a Fundação Telefônica Vivo e busca ampliar o repertório dos educadores que ministram o componente curricular Projeto de Vida e Cidadania no Ensino Médio, na Educação Integral e na Educação Profissional e Tecnológica, com conteúdos que se articulam com as realidades escolares e pedagógicas, além de apoiar a  implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
 
O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, destacou a importância do tema para a formação dos professores. "Precisamos continuar a promover estas agendas de formação na nossa rede estadual. A proposta é estarmos preparados para, em algum momento, voltarmos às aulas com toda a força e garantirmos aos estudantes, que faremos tudo que estiver ao nosso alcance para a recomposição e tentativa de recuperação dos projetos de vida da juventude baiana", ressaltou.
 
A aula inaugural contou com a palestra da doutora em Psicologia e especialista em Projeto de Vida, Hanna Danza, que abordou características do tema na formação dos estudantes. "Eu acho que a principal pergunta dos professores é como fazer esse trabalho na escola. Mas antes de saber como, temos que entender o que é o Projeto de Vida, porque isto nos ajuda a determinar o horizonte formativo, onde nós queremos que nossos estudantes cheguem em relação ao Projeto de Vida. O objetivo não é que, ao final do 3º ano, os estudantes tenham um projeto minucioso e detalhado do que querem da vida, mas proporcionar que eles possam criar diversos projetos durante a sua trajetória que deem sentido a ela", afirmou.
 
O diretor-presidente da Fundação Telefônica Vivo, Americo Mattar, falou sobre as parcerias para as políticas públicas na Educação. "Partimos da crença de que nós, na Fundação, não vamos conseguir criar soluções isoladamente. Então, a gente precisa muito destas parcerias e o nosso objetivo é apoiar as secretarias e as equipes técnicas no desenvolvimento da política pública, de forma mais consistente e sustentável possível", contou. 
 
A superintendente de Políticas para Educação Básica da SEC, Manuelita Brito, explicou que a formação surgiu a partir de uma demanda dos próprios educadores por meio de uma pesquisa. "Para este primeiro módulo, fizemos um levantamento na rede e, devido à demanda, demos prioridade aos professores que estão programados para o componente curricular do Projeto de Vida e para as escolas que participam do Novo Ensino Médio. Esta oferta é um compromisso da Secretaria no sentido de instrumentalizar e auxiliar estes professores. Nas próximas turmas, queremos abrir para coordenadores pedagógicos e diretores que também demonstraram interesse", disse.
 
Formação - As aulas do 1º Módulo de Atualização Projeto de Vida iniciaram no dia 25 de maio, com carga horária total de 40 horas, sendo 24h à distancia, com o uso da plataforma da Fundação Telefônica Vivo, e 16h presenciais. Os Módulos de Atualização são cursos organizados por eixos: Formação, Currículo, Monitoramento e Avaliação.

Notícias Relacionadas