Secretaria da Educação do Estado realiza 2º Encontro de Secretários e Secretárias Escolares em Salvador

Com o objetivo de discutir a rotina administrativa das secretarias das escolas da rede estadual, a partir de um olhar pedagógico, por meio da utilização do Sistema de Gestão Escolar (SGE), da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, a Diretoria Regional de Educação de Salvador (Direc 1A) realizará, nesta quarta-feira (22/10), o 2º Encontro de Secretários e Secretárias Escolares. No evento, que acontecerá das 8h às 17h30, no Hotel Sol Barra, em Salvador, os profissionais das 126 unidades escolares e equipe técnica da Direc 1A irão discutir, ainda, temas como matrícula e o Projeto de Monitoramento, Acompanhamento, Avaliação e Intervenção Pedagógica na Rede Estadual de Ensino (Paip).

“Nesse encontro, vamos dialogar sobre a organização das secretarias escolares para aprimorarmos a qualidade e excelência da prestação de serviço, como matrícula, legislação escolar e gestão do SGE. Nosso propósito é que as secretarias possam responder, de forma ainda mais efetiva e ágil, às propostas da Secretaria da Educação do Estado, no que se refere à busca de diagnósticos, cada vez mais fidedignos, de todas as atividades que envolvem a vida escolar do aluno”, afirmou o diretor da Direc 1A, Rainer Wendel.

Ferramenta gerencial para a rede pública estadual de ensino da Bahia, criada em ambiente web para facilitar a administração escolar, o SGE é utilizado, desde 2010, nas escolas estaduais e nas Diretorias Regionais de Educação (Direc). Ao integrar as informações de todas as escolas da rede estadual de ensino, o Sistema evita distorções no planejamento da educação e permite a identificação da demanda real de vagas nas escolas, o controle do transporte escolar, a padronização dos documentos escolares emitidos pelas escolas e a eficiência na gestão de cada uma das escolas.

Outro assunto de destaque no 2º Encontro de Secretários e Secretárias Escolares, o Paip é um projeto de gestão permanente da Secretaria da Educação do Estado, com foco no monitoramento, acompanhamento, avaliação e intervenção no trabalho pedagógico das escolas da rede pública estadual de ensino da Bahia. O objetivo dessa ação é atingir a qualidade do ensino e da aprendizagem em todos os níveis e modalidades, a partir da colaboração de todos os envolvidos com a educação pública do Estado.