Secretaria da Educação do Estado inicia atividades do Gestar em 2013

O Programa Gestão de Aprendizagem Escolar – Gestar iniciou as atividades de 2013 nesta quinta-feira (11/04). O evento aconteceu no Instituto Anísio Teixeira – IAT e teve como objetivo desenvolver, no conjunto das atividades do programa, uma rede de diálogos entre articuladores do projeto, para troca de experiências. O lançamento contou com a participação do secretário da Educação do Estado, Osvaldo Barreto, do subsecretário da Educação, Aderbal de Castro, da superintendente da Educação Básica, Amélia Maraux, da coordenadora do programa, Iraildes Sales, entre outros nomes.

Fotos: Roberta Rodrigues/IAT

“O Gestar é um projeto que vem para corrigir uma disfunção da rede educacional e visa resgatar esses jovens e prepará-los no domínio da língua portuguesa e matemática. E a nossa intenção, com esse trabalho, é dar consistência à formação desses estudantes”, explica o secretário Osvaldo Barreto.

Qualificação - Segundo Amélia Maraux, o Gestar caminha no sentido de promover, ao lado dos demais projetos estruturantes da Secretaria da Educação, a qualidade da educação, além da garantia da permanência dos estudantes nas escolas. “Esse é um caminho que temos que trilhar. E temos que ter o compromisso de dar uma atenção especial a este projeto”, disse a superintendente.

A articuladora de Língua Portuguesa do programa, Cleide Soares Lima, participou do evento e destacou a importância do Gestar. “Esse projeto traz uma nova roupagem para a educação na Bahia, contribuindo com o aprendizado dos alunos, utilizando as oficinas de língua portuguesa e matemática, enriquecendo o trabalho do professor”, ressalta a professora.

O Programa Gestão da Aprendizagem Escolar oferece formação continuada em língua portuguesa e matemática aos professores dos anos finais (do sexto ao nono ano) do ensino fundamental em exercício nas escolas públicas. A formação possui carga horária de 300 horas, sendo 120 horas presenciais e 180 horas a distância (estudos individuais) para cada área temática. O programa inclui discussões sobre questões prático-teóricas e busca contribuir para o aperfeiçoamento da autonomia do professor em sala de aula.