Secretaria da Educação do Estado entrega Prêmio Selo Gestão Escolar

Um reconhecimento e um estímulo aos gestores que realizam boas práticas na rede estadual de educação. Este é o objetivo principal do Prêmio Selo Gestão Escolar, iniciativa da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, que, nesta quinta-feira (17/10), no município de Feira de Santana, premiou 23 unidades escolares de diversas regiões do Estado nas seguintes categorias: Selo Ouro (reconhecimento das dimensões, administrativa e pedagógica), Selo Prata (reconhecimento na dimensão pedagógica) e Selo Bronze (reconhecimento na dimensão administrativa).

Fotos: Claudionor Jr. Ascom/Educação

A cerimônia contou com a presença do secretário da Educação do Estado, Osvaldo Barreto, que ressaltou a importância da iniciativa. “O Prêmio destaca ações de gestão que contribuem para uma educação pública de qualidade, garantindo o direito de aprender dos estudantes. O importante, também, é que estas boas práticas não fiquem restritas às unidades que a originaram. O trabalho precisa chegar a outras escolas, para que ocorra troca de experiência entre os gestores”, destacou.

Entre as escolas premiadas com o Selo Ouro, estava o Colégio Estadual General Osório, localizado em Feira de Santana, representado pela diretora Valesca Cordeiro de Lima. “A iniciativa do Selo é muito bem-vinda, porque o reconhecimento acaba refletindo nos estudantes e nas escolas. O professor, de fato, é o que está na ponta fazendo a educação acontecer”, diz. A diretora também destaca algumas ações da unidade. “Nós executamos o projeto Ensino Médio Inovador, além do Festival de Língua Inglesa, A Semana de Ciência e Tecnologia, Gincana Estudantil, entre outros”, elenca.

Também com Ouro, o Colégio Estadual Senhor do Bonfim, em Cansanção, se destacou por iniciativas que transformaram a realidade de estudantes e familiares. “Desenvolvemos o projeto Horta Escolar, que contribui bastante com nossos estudantes. Em sua grande parte, eles são da zona rural e assentamentos. Podem, portanto, ajudar os pais nas suas próprias plantações com os ensinamentos adquiridos na unidade”, relatou o diretor Rogério Ribeiro.

Fotos: Assinatura da ordem de serviço (Claudionor Jr. Ascom/Educação)

Projeto de Modernização – No evento, também, foi apresentado o projeto de modernização tecnológica, que irá viabilizar o acesso e a utilização de conteúdos e sites educacionais, por professores e estudantes das escolas estaduais, por meio de uma rede intranet Wi-Fi (sem fio). O projeto vai estar disponível para o acesso, inicialmente, em 132 unidades escolares, a partir do ano letivo 2015.

Ainda em Feira de Santana, o secretário Osvaldo Barreto assinou a ordem de serviço para a cobertura de 34 quadras esportivas. Estavam presentes representantes de escolas das Diretorias Regionais de Educação de Feira de Santana (Direc 2), Paulo Afonso (Direc 10), Ribeira do Pombal (Direc 11), Serrinha (Direc 12), Juazeiro (Direc 15), Jacobina (Direc 16), Piritiba (Direc 17), Itaberaba (Direc 18), Irecê (Direc 21) e Senhor do Bonfim (Direc 28).