Secretaria da Educação do Estado da Bahia participa do 20º CIAED

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia, por meio do Instituto Anísio Teixeira (IAT) e da  Diretoria de Educação a Distância e Tecnologias Educacionais (DIRED) refletiram acerca das políticas públicas voltadas para a educação a distância no Estado da Bahia no 20º Congresso Internacional da Associação Brasileira de Educação a Distância, realizado entre os dias 06 a 09 de outubro de 2014,  em Curitiba.

A Associação Brasileira de Educação a Distância é uma sociedade científica, sem fins lucrativos, voltada para o desenvolvimento da educação aberta, flexível e a distância, criada em 21 de junho de 1995 por um grupo de educadores interessados em educação a distância e em novas tecnologias de aprendizagem.

“A participação da Secretaria no evento oportunizou a divulgação das ações voltadas para a Educação mediada por tecnologias, a exemplo do trabalho desempenhado pelo EMITEC, Rede Anísio Teixeira e Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) - com cursos de graduação, especialização lato sensu e mestrados profissionalizantes, financiados pelo governo federal e ofertados pelas IES públicas federais e estaduais da Bahia”, ressaltou  a  Diretora de Educação a Distancia e Tecnologia Educacional, Elisângela dos Reis.

A articulação acadêmica para a oferta dos cursos na modalidade a distância nos polos estaduais e municipais da Bahia são realizadas pela Diretoria de Educação a Distância e Tecnologias Educacionais do IAT em consonância com as ações do Fórum Estadual Permanente (FORPROF-BA).

Durante o encontro, foram discutidos os rumos para a EAD no mundo e especificamente no Brasil. Na Bahia, a implantação dos 69 Polos da Universidade Aberta do Brasil representa a consolidação da EAD e a democratização do acesso a educação superior.

Entre os objetivos destacados no evento estão: Estimular a prática e o desenvolvimento de projetos em educação a distância em todas as suas formas; incentivar a prática da mais alta qualidade de serviços para alunos, professores, instituições e empresas que utilizam a educação a distância; apoiar a "indústria do conhecimento" do país procurando reduzir as desigualdades causadas pelo isolamento e pela distância dos grandes centros urbanos; promover o aproveitamento de "mídias" diferentes na realização de educação a distância e fomentar o espírito de abertura, de criatividade, inovação, de credibilidade e de experimentação na prática da educação a distância.

A Secretaria de Educação do Estado da Bahia parceira da Associação Brasileira de Educação a Distância, sediou em 2013 o 19º Congresso Internacional da Associação Brasileira de Educação a Distância. Este ano, um stand foi montado no local do evento e contou com a apresentação das ações da Secretaria ao público formado por pesquisadores, estudantes de todo o mundo.