Secretaria da Educação divulga lista de equipes selecionadas para a 13ª rodada das Residências de Aprendizagem Criativa

Palavras-chave:

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) divulgou, por meio do Instituto Anísio Teixeira (IAT), nesta terça-feira (08), a lista das equipes selecionadas para a 13ª rodada das Residências de Aprendizagem Criativa.

Clique aqui e confira

Foram selecionadas 32 equipes que participarão, no dia 14 de agosto, de um encontro com representantes da Coordenação de Aprendizagem Criativa e Cultura Maker do IAT. O encontro de boas-vindas aos educadores residentes, terá uma introdução sobre a Aprendizagem Criativa e orientações sobre a dinâmica de funcionamento das residências. 

O grupo terá uma semana para imersão em aprendizagem criativa e, em seguida, terá, durante três semanas, mentorias e atividades assíncronas. Também na programação do curso está inclusa a semana de preparação dos projetos, semana de feedbacks dos impulsionadores e equipe IAT, além do envio de uma apresentação em vídeo dos projetos de cada equipe.
 
“Fazer parte deste projeto será, para mim, uma oportunidade de aprender com os colegas, compartilhar conhecimento e transformar toda a nossa bagagem teórica em objeto de trabalho na sala de aula.  Participar das residências nos deixará mais seguros para desenvolver nossas atividades pedagógicas e tornar as nossas aulas mais dinâmicas e atrativas, nos possibilitando intervir, de fato, no processo de aprendizagem dos estudantes”, afirmou Cledineia Carvalho Santos, integrante da equipe Toca da Onça, umas das 32 selecionadas.
 
De acordo com o coordenador de Aprendizagem Criativa e Cultura Maker do IAT, Arlindo Matheus Santiago, a 13ª Rodada das Residências de Aprendizagem Criativa tem um aspecto diferente das outras, porque incorpora mais elementos, como a participação de novos impulsionadores e a introdução de novos elementos que utilizam tecnologias contemporâneas, como a inteligência artificial, por exemplo. “As residências estão se atualizando, se diversificando, trazendo outras tecnologias, outros cenários possíveis para ir ao encontro dos objetivos das esquipes”, explicou. 
 
Durante as residências, os participantes poderão compartilhar suas ideias e ao mesmo tempo aprender com seus colegas, enquanto trabalham para criar projetos que se adequem a sua vivência local com a orientação de impulsionadores de todo o Brasil. Além disso, terão acesso a uma série de materiais que irão ajudá-los a desenvolver suas habilidades em áreas como tecnologia, design thinking e metodologias ativas de ensino. Terão também a oportunidade de trabalhar com ferramentas e recursos de última geração para criar projetos.
 
As Residências de Aprendizagem Criativa
 
As Residências de Aprendizagem Criativa são um programa de mentorias voltado a educadores baianos e brasileiros. Esta formação propõe aproximar a abordagem da Aprendizagem Criativa da prática pedagógica dos educadores. A iniciativa filia-se à vertente do Construcionismo (Seymour Papert) e dá destaque à autoria, ao “aprender criando” e à centralidade do estudante no processo de construção do seu conhecimento.
 
Dentre os vários conceitos trabalhados na formação estão: os Quatro P’s da Aprendizagem Criativa (Projeto, Paixão, Pares e Pensar Brincando); a Espiral da Aprendizagem Criativa (Imaginar; Criar; Explorar; Compartilhar; Refletir; Reimaginar), além de Cultura Maker e Metodologias Ativas.
 
Os educadores participantes passam por um período de mentorias com os impulsionadores - profissionais de várias áreas e de diferentes regiões do país que têm experiências variadas com a Aprendizagem Criativa na sua prática pedagógica. Ao final, deve ser elaborado um projeto pedagógico para aplicar na sua instituição de ensino. O processo é realizado em equipe e o interessado pode se inscrever com colegas de escola, parceiros de outras escolas ou até de outras redes de ensino!
 

Notícias Relacionadas