Secretaria da Educação amplia a formação de professores para o projeto e-Nova Educação

A Secretaria da Educação do Estado está ampliando a formação de professores pelo Projeto e-Nova Educação, que é desenvolvido em parceria com o Google em mais de 500 escolas da rede estadual, contextualizando as salas de aula com o século XXI, ao ampliar o acesso dos estudantes aos recursos educacionais digitais. Até agora, 130 professores da rede já foram aprovados e certificados pelo Google Educator Nível 1. Agora, eles irão atuar no "Desafio Adote 10” para serem multiplicadores das ferramentas digitais disponíveis pelo Google for Education, formando novos educadores que, após a certificação, serão denominados de “Google Educators”.

O coordenador do Projeto e-Nova, Renê Pimentel, fala sobre esta etapa de formação. “Os professores que foram certificados na fase piloto do Projeto e-Nova Educação estão sendo desafiados a incentivar seus colegas a também ampliarem as suas certificações. Para isto, terão que criar suas turmas no Google Sala de Aula e todos os participantes irão realizar as atividades usando um email institucional”, afirmou, ao acrescentar que a perspectiva é a de que cada professor já certificado possa sensibilizar entre cinco a dez professores, fortalecendo o projeto, considerando que os grandes beneficiados serão os estudantes.

Todo o trabalho será feito em regime colaborativo, a partir da criação de um ambiente de suporte com tutoria para os novos professores que se interessarem pela certificação. Os atuais professores certificados Google Educators Nivel 1 que conseguirem ajudar a certificação de até dez professores receberão um voucher para a realização da prova de certificação nível 2. Já os que conseguirem formar mais Googles Educators em seus Núcleos Territoriais ganharão, além do voucher para a segunda etapa da certificação do curso, uma viagem para São Paulo para visitarem a sede da Google Brasil.

Projeto e-Nova
O projeto e-Nova Educação foi lançado em abril deste ano e está levando recursos educacionais digitais para a sala de aula, integrando acesso à internet de alta velocidade com os dispositivos móveis, dentro da proposta de propiciar a contextualização da Educação no século XXI. A inovação beneficia alunos e professores e é fruto de uma parceria do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação, com o Google for Education.