Secretaria da Educação abre inscrições para a 17ª rodada das Residências de Aprendizagem Criativa

Palavras-chave:
Professores, coordenadores pedagógicos, gestores escolares e profissionais da rede estadual, federal ou municipal de Educação interessados em participar da a 17ª rodada das Residências de Aprendizagem Criativa já podem realizar suas inscrições. Serão selecionadas, por ordem de inscrição, 30 equipes, formadas por 3 ou 4 participantes, totalizando 120 vagas. As inscrições, que acontecem até o dia 02 de agosto, devem ser realizadas de forma online, através do link abaixo.
 
 
Promovido pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), por meio do Instituto Anísio Teixeira (IAT), o programa tem por objetivo introduzir, através de mentorias online, a abordagem pedagógica da Aprendizagem Criativa no cotidiano da sala de aula. A 17ª  rodada das Residências de Aprendizagem Criativa acontece entre 12 de agosto a 14 de outubro de 2024.
 
A principal motivação das residências, para além de inovar as práticas pedagógicas dos educadores, é enfrentar a “solidão docente” e proporcionar ambientes seguros de aprendizagem entre pares. Assim, além de compartilharem descobertas, oportunidades e adversidades, os docentes encontram suporte para aprender continuamente e se veem capazes de acessar (e contribuir com) a inteligência coletiva de sua área.
 
Os participantes terão uma semana para imersão em aprendizagem criativa e terão, durante 3 semanas, mentorias e atividades assíncronas. Também na programação do curso está inclusa a semana de preparação dos projetos, semana de feedbacks dos impulsionadores e equipe IAT, além do envio de uma apresentação em vídeo dos projetos de cada equipe. Ao final da rodada, após avaliação da equipe do IAT, os projetos e o material visual são publicados na Plataforma Anísio Teixeira e, posteriormente, lançados em e-book.
 
”A proposta é que esses grupos se envolvam em atividades criativas, busquem qualificação e contem com o suporte de especialistas para desenvolver suas ideias. Dessa forma, esperamos criar uma rede crescente de pessoas dedicadas a atividades de aprendizagem criativa na Bahia. Isso permitirá uma maior disseminação de práticas inovadoras e colaborativas em toda a região”, afirmou o coordenador de Aprendizagem Criativa e Cultura Maker do IAT, Arlindo Matheus Santiago.
 

Notícias Relacionadas