Secretaria apresenta metodologia para ciências da natureza

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A Secretaria da Educação do Estado da Bahia reúne educadores das escolas estaduais e professores universitários em um “Um Dia de Ciência” para lançamento do livro Bahia, Brasil – Espaço, Ambiente e Cultura. O encontro acontece dia 14 de agosto, das 10 às 17 horas, no Instituto Anísio Teixeira, em Salvador. A programação inclui uma mostra dos trabalhos premiados na Feira de Ciências da Bahia e um workshop sobre ensino de ciências, com professores universitários dos cursos de licenciatura em química, física, biologia e geografia das instituições públicas estaduais e federais de Ensino Superior da Bahia, formadoras de boa parte dos professores das escolas estaduais.
 
O momento do “Dia de Ciência” mais esperado pelos participantes é a apresentação do livro Bahia, Brasil – Espaço, Ambiente e Cultura, material que renova a metodologia de ensino e de aprendizagem dos conteúdos das ciências da natureza na educação básica, especialmente no que diz respeito à alfabetização científica e tecnológica dos estudantes. Um exemplar do livro será distribuído a cada estudante da 5ª a 8ª série do ensino fundamental, em sua maioria com idades entre 10 e 14 anos. Os professores receberão, além do livro, uma mídia digital com conteúdos exclusivos relacionados ao território de identidade no qual atuam. Eles participarão de encontros de formação para orientar o uso  do recurso em sala de aula.
 
Valorização da identidade baiana - Concebida pela Secretaria da Educação do Estado, a obra traz uma combinação inédita de textos e imagens, associando conhecimentos de história, geografia, física, química e biologia que privilegiam aspectos do meio ambiente e da cultura da Bahia. A biodiversidade, a identidade e os grupos étnicos que caracterizam o Estado são alguns dos assuntos apresentados no livro. Dentre outras situações, as abordagens contemplam noções de economia, patrimônios, cuidados com a saúde, ecossistemas, sustentabilidade, aquecimento global e história geológica do planeta.
 
A escolha do conteúdo foi fundamentada em pesquisas realizadas junto ao meio acadêmico e outras secretarias de governo da Bahia. Os professores da rede estadual também atuaram como colaboradores sugerindo temáticas de interesse comum, a exemplo do fenômeno da seca, recorrente em cidades do interior do Estado, bem como características climáticas e preservação de espécies nativas.

Isso possibilita e estimula a construção de uma rede de saberes que explica acontecimentos cotidianos e aprofunda o cuidado com o meio ambiente, nosso patrimônio natural. É a essência de uma boa alfabetização científica

A contextualização da aprendizagem ganha apoio de elementos da cartografia como imagens de satélite, mapas, gráficos, infográficos e ilustrações que enchem de cores e enriquecem a leitura interdisciplinar. O texto reconhece e valoriza as experiências do cotidiano, exaltando a consciência de que as vivências do aluno são a base para aprender, em acordo com as ideias de Anísio Teixeira.
 
O assessor especial para assuntos de currículo da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, Nildon Pitombo, enfatiza que “a sugestão dos conteúdos do novo livro é radicalmente diferente do programa convencional dos livros didáticos”. Para Pitombo, o grande mérito da produção é a sua capacidade de motivar o estudo e de apresentar ao estudante a importância de compreender as ligações entre os fenômenos da natureza e os da cultura. “Isso possibilita e estimula a construção de uma rede de saberes que explica acontecimentos cotidianos e aprofunda o cuidado com o meio ambiente, nosso patrimônio natural. É a essência de uma boa alfabetização científica”, conclui o assessor.

Acesso ao conhecimento científico - A elaboração e distribuição do material integram as ações do Programa Todos pela Escola que estabelece dez compromissos para melhorar o desempenho dos estudantes nas escolas estaduais. Esta ação está especialmente voltada para o cumprimento do compromisso número oito (Inovar e diversificar os currículos escolares, promovendo o acesso dos estudantes ao conhecimento científico, às artes e à cultura).

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