SEC realiza seminários territoriais com coordenadores pedagógicos da rede estadual de ensino da Bahia

Palavras-chave:
Foto: Divulgação
A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) iniciou, nesta quarta-feira (16), o "Seminários Territoriais: 2ª etapa do diálogo com coordenadores pedagógicos da rede estadual de ensino". Neste primeiro momento, a ação aconteceu em cinco polos diferentes, reunindo mais de mil educadores de 15 Núcleos Territoriais de Educação (NTEs), nos municípios de Senhor do Bonfim, Vitória da Conquista, Feira de Santana e Caetité, que estão discutindo, entre hoje e amanhã, formas de fortalecimento das práticas de aprendizado, com foco na escuta qualificada e troca de experiências entre os participantes. Na próxima semana, nos dias 24 e 25, a atividade vai envolver representantes de mais 13 NTE, nos polos de Serrinha, Eunápolis, Jequié e Salvador.
 
A secretária da Educação da Bahia, Adélia Pinheiro, falou sobre a importância da atividade, destacando o apoio aos estudantes e professores na recomposição de aprendizagens, após três anos da Covid-19. A secretária reafirmou sua confiança na rede, comprometida com políticas importantes, que requalificam a estrutura física, valorizam o professor e o trabalhador da educação e apoiam os estudantes. “Minha fala é de estímulo, de agradecimento e extrema confiança. Este é um ano importante em que estamos, cada vez mais, engajados em fortalecer as oportunidades à nossa juventude”.
 
Etapas - A primeira etapa dos Seminários Territoriais aconteceu em maio deste ano, quando, aproximadamente, 1.300 coordenadores estiveram reunidos, em Salvador. “Nossa proposta é o diálogo e o alinhamento com os coordenadores pedagógicos, entendendo que eles são a alma da escola”, explica a superintendente de Políticas para a Educação Básica, Leninha Vila Nova Cavalcante, que se encontra no município de Senhor do Bonfim participando do evento junto com coordenadores de cinco NTEs: Senhor do Bonfim, Irecê, Juazeiro, Jacobina e Salvador.
 
Segundo Vila Nova, o segundo encontro tem um caráter de territorializar as relações e a prática colaborativa e está focado também na troca de experiências entre os coordenadores por território, com foco na gestão de aprendizagem e na recomposição do aprendizado da 9ª série ao 3º ano. “Além de alinhar todas as nossas proposituras, inclusive pensando na pré-jornada pedagógica, estamos também incluindo as estratégias para a participação da rede nas avaliações internas e externas que teremos em 2023. Então, é um momento que consideramos riquíssimo, que conseguimos juntar a rede na perspectiva de amorosidade, de comprometimento e, sobretudo, de troca de experiências para fortalecer o fazer na escola e continuar cuidando de gente, que é o que a gente tem de premissa neste governo”, completou.
 
Para Sandra Farias, coordenadora pedagógica da Escola Estadual São Pedro, no município de Macaroni, o seminário territorial que está acontecendo tem trazido respostas a vários questionamentos e levantado também outros tantos. “As proposições e propostas apresentadas são interessantes e esperamos, ao longo desses dois dias, traçar estratégias exequíveis para que possamos levar para a escola e que elas, de fato, saiam do papel e aconteçam no chão da escola, porque lá a conquista é tanto para professores, quanto para alunos. Até aqui tem sido muito bem colocado”, declarou.
 
A coordenadora pedagógica do Complexo de Educação Básica de Vitória da Conquista, Edina Roseci de Brito Naedzold, acredita que esses encontros são um grande avanço para a atuação dos coordenadores pedagógicos. “Considero a atividade uma forma de valorização da nossa atuação, dando também direcionamento para organizar nosso trabalho”, avalia.
 

 

Fonte: Ascom/SEC

Notícias Relacionadas