SEC realiza Formação Continuada Territorial à Distância para 9 mil técnicos e educadores na Bahia

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A Secretaria da Educação do Estado (SEC) realizou, nesta quarta-feira (3), um balanço da Formação Continuada Territorial à Distância, realizada com mais de nove mil educadores da redes municipais e estadual dos 417 municípios baianos, iniciada em abril. Desenvolvida pelo Instituto Anísio Teixeira (IAT), em parceria com o Itaú Social, a iniciativa conta com um ambiente virtual de aprendizagem que,  nesta primeira fase, tem pautas pedagógicas que auxiliam os educadores neste contexto da pandemia. 
 
O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, destacou a qualidade da formação continuada que fortalece o regime de colaboração com os municípios. "Estamos proporcionando uma qualificação para os profissionais da Educação em toda a Bahia. Temos que ressaltar que tivemos que readaptar o projeto, que inicialmente seria presencial, para atender os educadores e técnicos nestes tempos de pandemia. E o retorno está sendo bastante positivo, principalmente porque podemos contribuir com planos de ação no combate à pandemia ".
 
Segundo a diretora geral do IAT, Cybele Amado, o acompanhamento realizado pelo instituto demonstra uma ampla participação dos educadores e técnicos. "O Ambiente Virtual demonstra, por meio de relatórios, que a frequência é muito alta dos participantes. Temos um controle rigoroso através deste diagnóstico e por meio dos nosso formadores. Neste primeiro momento, a formação está sendo importante neste período de pandemia e, também, vai contribuir nos planos de ação das unidades escolares para o retorno das atividades", ressaltou.
 
Além de discutir ações no contexto da pandemia, a formação também trabalha com aspectos relacionados à territorialidade onde as escolas estão situadas. Os técnicos das secretarias municipais de Educação e dos Núcleos Territoriais de Educação (NTE) discutem estudos de indicadores, currículo e pesquisa sobre atividades educativas locais e aprendizagem criativa e cultura maker.

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