SEC e SECTI realizam formação para professores sobre edital de fomento à pesquisa

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A Secretaria da Educação do Estado (SEC), em parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), realizou, nesta sexta-feira (10), de forma virtual, um encontro formativo com os professores da rede estadual de ensino sobre o Edital FAPESB nº 009/2022 – “Apoio à prática de pesquisas e do empreendedorismo em escolas da Educação Básica do Estado da Bahia”. A iniciativa tem por objetivo fomentar a prática de pesquisas de cunho interdisciplinar e de empreendedorismo, que deverá ser realizada por escolas públicas e privadas sem fins lucrativos, visando o protagonismo juvenil, mediante a seleção de propostas para apoio financeiro a projetos.

As propostas submetidas ao edital deverão ter as seguintes diretrizes: incentivo à inserção do público estudantil e docente no ecossistema de ciência, tecnologia, arte, educação física e inovação do Estado; incentivo do público estudantil e docente a ações educacionais que envolvem projetos de pesquisa nas ciências de um modo geral; e estímulo à participação de estudantes em feiras de ciências municipais, territoriais, nacionais e internacionais; dentre outras. Confira o edital no endereço https://bit.ly/3xEhdWI.

A coordenadora do Programa Ciência na Escola (PCE), Patrícia Oliveira, falou da importância do edital. “A ação é fruto de um diálogo com a FAPESB e a SECTI e, para nós, a iniciação científica é um marco histórico para o PCE, porque traz especificidades para a nossa escola da rede estadual de Educação Básica. É a valorização do professor, da gestão da escola e do estudante, a partir de bolsas de incentivo e fomento à pesquisa".

A professora Tânia Pinto, que leciona no Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) de Irecê, afirmou que a formação foi esclarecedora. “A proposta é potencializar o acesso dos nossos estudantes à Iniciação Científica na Educação Básica. Considero o desenvolvimento de projetos científicos como uma das formas mais significativas de aprendizagens. O professor engajado é provocado a buscar metodologias de ensino capazes de promover o desenvolvimento de habilidades e competências através das quais os sujeitos envolvidos no processo de aprendizagem possam, de maneira significativa, ter suas identidades valorizadas”.

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