SEC e IAT celebram mês da mulher com videoconferência “Mulheres e os Desafios da Contemporaneidade”

Nesta terça-feira (12), a Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) celebrou o mês da mulher com uma videoconferência transmitida para as salas dos 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTEs) com o tema “Mulheres e os Desafios da Contemporaneidade”. Participaram do evento professores, coordenadores, estudantes da rede estadual e a diretora do IAT, Cybele Amado, que compôs a mesa de abertura.

vide

“Como mulher e estando aqui como diretora, tenho certeza que o IAT seguirá dando abertura a muitos espaços como esse para seguirmos discutindo e acompanhando bem de perto com vocês para encontrarmos caminhos para debater ações consistentes que encaminhem na direção dessa paz do caminho de sermos mulheres, que é o nosso direito”, disse a diretora do IAT.

A secretária de Políticas para as Mulheres do Estado da Bahia, Julieta Palmeira, também destacou a importância de falar sobre esse tema. “Nós temos que encarar isso como uma questão de prioridade. Quem trabalha com educação e quem quer realmente fazer avançar a sociedade não pode deixar de levar em conta a prioridade desse tema e essa questão da violência contra as mulheres é uma prioridade do governo e não é uma questão que se refere à secretaria somente. Tem uma pesquisa na Espanha apontando que 5% dos homens que violentam as mulheres são psicopatas e 45% têm desajustes sociais. Os 50% restantes que cometem esse crime são homens incorporados da cultura machista. Portanto, temos aí um problema cultural de masculinidade tóxica. Precisamos do trabalho nas redes escolares para romper essa educação machista”, pontuou.

A representante da Defensoria Pública do Estado da Bahia, Vilma Reis, participou da segunda mesa com o tema “Empoderamento Feminino” e chamou a atenção dos estudantes e demais presentes com a sua fala em defesa das mulheres “Nós somos cinquenta por cento da população e parimos os outros cinquenta por cento, a sociedade só está de pé porque nós existimos”, destacou.

Mesa-redonda

A videoconferência contou também com uma mesa-redonda para o aprofundamento da discussão sobre temáticas voltadas à promoção da igualdade de gêneros e ao combate à violência contra as mulheres, temas que precisam estar presentes nos currículos escolares, por meio dos seus Projetos Políticos Pedagógicos, de forma integradora e transversal.

Participam das discussões representantes da SEC, Ouvidoria Geral da Defensoria Pública do Estado, da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), da Polícia Militar (Ronda Maria da Penha) e da Secretaria Municipal de Coração de Maria.