SEC e FUNDAC realizam formação para profissionais das Comunidades de Atendimento Socioeducativo

Palavras-chave:
Divulgação
A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), em parceria com a Fundação da Criança e do Adolescente (FUNDAC), iniciou, nesta quarta (5), no Colégio Estadual Luís Eduardo Magalhães, em Feira de Santana, uma formação direcionada aos profissionais que realizam  as atividades educacionais das Comunidades de Atendimento Socioeducativo (CASE), para adolescentes que cumprem medidas de socioeducação em privação de liberdade. A formação realizada em modo presencial, seguindo todos os protocolos de segurança, tem a previsão de alcançar 100  pessoas, incluindo monitores sociais, educadores de medida socioeducativa, pedagogos e educadores físicos.
 
A monitora social Lucineide Azevedo, trabalha com teatro na CASE Zilda Arns e Juiz Mello Mattos, ambas em Feira de Santana. Para a profissional, a formação transmitiu de forma descontraída e leve conceitos importantes para sua atividade. "O encontro está oferecendo mais subsídios e embasamento para a construção dos meus planejamentos. A formação continuada mobiliza a todos para instruir e trocar conhecimentos com profissionais de várias áreas. A educação só tem a ganhar". Para Miriam Moreira,  coordenadora pedagógica da Case Zilda Arns, o primeiro dia de formação transmitiu o conceito de socioeducação com didática e clareza. “Sou nova na equipe e está sendo muito importante a formação, pois os conhecimentos adquiridos me fazem refletir e qualificar os trabalhos junto aos colegas”. 
 
Isa Castro, pedagoga e técnica da Educação para Privados de Liberdade da SEC, afirmou que a formação tem como propósito central o fortalecimento pedagógico do trabalho socioeducativo. “Os encontros propõem uma formação a partir da concepção humanizada da juventude buscando uma integralização com as várias atividades educacionais que fazem parte do processo de formação dos adolescentes e jovens em restrição e privação de liberdade em medidas socioeducativas. Com essa ação, fortalecemos o alinhamento do trabalho da socioeducação, através da troca de saberes,  debates de temas relacionados e a socialização de experiências”. 
 
A formação foi estruturada em três módulos. O primeiro,  traz o questionamento: “Quem são os Educandos e Educadores da Socioeducação?”. A pergunta norteou os debates de subtemas, incluindo o planejamento das ações socioeducativas, na perspectiva da formação humana. O módulo inicial será finalizado na próxima sexta (7), no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador.  O segundo momento de formação, será feito também em dois encontros, nos dias 12 e 14 de janeiro, com o foco em ações de planejamento e princípios e diretrizes da socioeducação. A atividade será finalizada no dia 19 de janeiro, com a socialização dos trabalhos produzidos pelos participantes.

Notícias Relacionadas