SEC dialoga com educadores sobre iniciação científica e entrega kits de robótica a escolas estaduais

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Fotos: Feijão Almeida / Ascom SEC
A Secretaria da Educação do Estado (SEC) realizou, nesta segunda-feira (7), no auditório da instituição, no Centro Administração da Bahia (CAB), em Salvador, uma palestra com o tema “A iniciação científica e seus caminhos formativos”. O encontro faz parte das atividades produzidas no âmbito do Programa Ciência da Escola (PCE) e teve o objetivo de promover a formação docente em educação científica em rede colaborativa, na perspectiva do ensino por investigação, além de inovar e diversificar o currículo escolar. A palestra foi apresentada pelo educador especialista em Gestão e Planejamento Estratégico, José Breno da Cruz.
 
O coordenador executivo de Programas e Projetos Estratégicos da SEC, Marcius Gomes, falou da importância da atividade. “Abrimos os trabalhos de 2022 com um processo de formação em relação à educação científica, por meio de uma palestra do professor Breno, que já é um parceiro do programa. Aproveitamos esta oportunidade para poder fortalecer, ainda mais, esta rede, que definimos como prioridade a construção dos Clubes de Ciência e a implementação do pensamento computacional, entre outras ações, como as feiras científicas”. 
 
O educador José Breno da Cruz fez sua abordagem sobre o tema, destacando a formação integral. “Em uma sociedade contemporânea, é muito mais importante a formação do sujeito do que o conteudismo. A formação integral passa pela questão intelectual e cognitiva, além das questões socioemocionais e culturais. É a ideia de formar o sujeito para que tenha competência, que é a articulação entre o conhecimento - aquilo que a sociedade produziu ao longo da sua história - e as habilidades, que é como se articula esses diversos conhecimentos aprendidos a partir de alguns valores”, destacou.
 
Kits de robótica – Na oportunidade, também foram entregues 18 kits de robótica para 18 escolas estaduais do Núcleo Territorial de Educação de Salvador (NTE 26) e que serão usados para potencializar o aprendizado dos estudantes. Cada kit contém materiais como tablet, com aplicativo de reconhecimento de imagem para interação; pendrive contendo software de controle para programação tipo Scratch; 600 peças plásticas para a realização de atividades que exploram diferentes áreas do conhecimento; e componentes de automação, como motores e sensores; dentre outros.
 
Segundo o professor de Matemática, André Luís Neris, que também atua com Robótica, no Colégio Estadual Sete de Setembro, em Salvador, o material vai possibilitar trabalhar com os seus alunos de forma prática. “Esse kit vai facilitar que o aluno tenha o conhecimento prático, pois vai poder montar os equipamentos e dispositivos, além de testar isso de maneira mais efetiva com os materiais disponíveis”, afirmou.

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