Saúde do Servidor

Atuar na prevenção e apoiar os professores no desempenho de sua profissão. Este é o objetivo do Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor, que, entre suas ações, desenvolve anualmente campanhas de cuidado da voz. Além disso, lança o Serviço de Atendimento no SAC Educação e  sonorização na sala de aula, a partir de 2012.

Atendimento no Sac Educação - A partir de outubro de 2011, a Secretaria da Educação lança um serviço de atendimento nas áreas de fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia e serviço social para os professores da rede estadual. O serviço, com hora marcada, funciona no SAC Educação, localizado no Instituto do Cacau, no Comércio, em Salvador. O serviço conta com a parceria da Ufba, Uneb, FTC, Unime, Ucsal e Unijorge, que também estão juntas com a Secretaria da Educação  na realização de oficinas nas escolas dentro da carga horária de atividade complementar do docente, com o objetivo de promover assistência, reabilitação, prevenção e promoção à saúde.

Microfone em sala de aula - A partir de 2012, os professores da rede estadual passarão a contar com um instrumento aliado da voz: o microfone e som nas salas de aula. A Secretaria da Educação do Estado da Bahia vai atender a todas as escolas. “Com o microfone, os professores poderão falar em um tom de voz mais baixo, diminuindo assim o desgaste vocal”, afirma Maria Lúcia Vaz Masson, doutora em Educação e professora do Departamento de Fonoaudiologia da UFBA. Ela informa que uma pesquisa realizada nos Estados Unidos avaliou a eficácia de algumas técnicas no sentido de poupar o esforço da voz e, entre elas, sobressaiu o sistema de amplificação e exercícios de ressonância.

 

Notícias Relacionadas