Sarau desperta interesse de estudantes para literatura e poesia modernistas

 

Foto:Roberta Rodrigues/IAT

Macunaíma, Morte e Vida Severina e Menino de Engenho. Obras clássicas da literatura brasileira serviram como tema do “Sarau Modernista – Contando Histórias”, que reuniu estudantes do 3º ano do ensino médio, do Colégio Estadual de Aplicação Anísio Teixeira (Ceaat), nesta segunda-feira (05/10). O sarau, que chega à sua terceira edição consecutiva, foi realizado no Instituto Anísio Teixeira (IAT) e trouxe encenações das histórias contadas nos livros e poesias declamadas pelos estudantes.

 

De acordo com a coordenadora do evento, professora Márcia Bonfim, a ideia do sarau é fazer com que os estudantes analisem as produções literárias dos autores do movimento modernista, além de reconhecer o valor da diversidade artística e a importância das obras para a literatura brasileira. “Buscamos aproximá-los da leitura e da escrita com a produção do sarau, criando um envolvimento dos estudantes com os autores, com as produções modernistas, com a diversidade cultural e o regionalismo”, disse Márcia.

“Esse trabalho foi muito importante, porque ele tem o objetivo de fazer com que a gente conheça mais sobre a história do País onde vivemos, até porque, literatura também é história. Também serviu para estimular conceitos básicos, como a união para a construção dos trabalhos e os conhecimentos adquiridos através das pesquisas realizadas. A liberdade na criação foi muito importante e o resultado disso tudo está sendo apresentado aqui hoje”, ressaltou a estudante Luana dos Santos, que apresentou a obra Macunaíma, de Mário de Andrade.

O estudante Hamilton Junior, que declamou poemas de Carlos Drummond, destacou que as peças apresentadas hoje foram uma experiência diferente para cada aluno. “Eu acredito que esse sarau trouxe uma grande contribuição cultural para todos nós, porque estamos trabalhando com escritores brasileiros que alguns só conheciam por nome, mas não conhecem as obras e o contexto histórico que elas trazem”, completou Hamilton.

Notícias Relacionadas