SAC Educação presta assistência à saúde do professor

O SAC Educação apresenta um diferencial no atendimento aos professores da rede estadual. Dentro do Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor, são disponibilizados serviços nas áreas da Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Serviço Social e Psicologia que podem ser agendados pelo telefone 3117-1434 ou pessoalmente, das 8h às 16h, no SAC Educação localizado no Instituto de Cacau, Comércio, em Salvador.

A ação inovadora da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, de caráter interdisciplinar, conta com profissionais de saúde disponíveis para atender os educadores. O programa realiza, também, atividades de prevenção e promoção à saúde dentro de escolas da rede pública estadual de ensino, com oficinas e workshops dirigidos.

Os atendimentos em Atenção à Saúde e Valorização do Professor acontecem em 288 escolas-polo de Salvador, Lauro de Freitas, Simões Filho e Camaçari. Desde que foi lançada, em 2009, quando atendeu a 600 docentes da rede, a iniciativa inédita no estado da Bahia já beneficiou seis mil educadores na capital baiana e Região Metropolitana de Salvador.

Além de investir na prevenção de doenças e em ações que promovam a saúde dos educadores da rede, a Secretaria da Educação faz o encaminhamento para a assistência e a reabilitação, junto a instituições parcerias, a exemplo da Universidade Federal da Bahia (Ufba), da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), do Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge), da União Metropolitana de Educação e Cultura (Unime),  Faculdade Social da Bahia (Fsba), Serviço de Saúde Ocupacial (Sesao), Centros de Assistência Psicossocial e Centros de Referência de Assistência Social.

Benefícios - A diretora da Escola Estadual Luiz José de Oliveira, em Boca da Mata, Taís Danila da Cruz, declarou que o programa atua na escola há dois anos e, desde então, é visível as melhorias na prevenção da saúde dos professores. “Tem sido um ponto de apoio importante já que, a partir das orientações fornecidas, é notória uma mudança de hábito dos professores, em especial aos cuidados que deve ter com a voz e a postura”.

O Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor contempla, ainda,  servidores lotados na Secretaria da Educação mediante realização de ginástica laboral, cujas atividades serão reiniciadas na próxima segunda-feira (20/01).

Notícias Relacionadas